Atualmente, existem várias empresas que rastreiam seu veículo em caso de roubo, diferente da seguradora que oferece vários serviços mas não vai atrás, essa função fica para a polícia. Uma dessas empresas, a Dr. Localiza, elaborou um estudo de mercado fazendo um levantamento de quais foram os carros mais roubados no primeiro semestre de 2020, utilizando uma base de 36 mil clientes ativos e o resultado foi o seguinte:
1º lugar – GM Chevrolet Onix
2º lugar – Fiat Uno Mille
3º lugar – Hyundai – HB20
4º lugar – Volkswagen Gol (modelo novo)
5º lugar – Volkswagen Voyage
Utilitários:
1º lugar – Fiat Fiorino Furgão
2º lugar – Fiat Ducato
3º lugar – Ford Ecosport
4º lugar – Fiat Toro Freedom
5º lugar – Renault Master Furgão
É muito importante acrescentar a esses dados, uma lista de cuidados que devem ser tomados para evitar ao máximo que se chegue ao ponto de ter o veículo roubado. Digo evitar, pois se não tiver jeito, entregue o carro e salve sua vida.
1 – Não deixe não deixe nenhum tipo de objeto sobre os bancos ou que fiquem visíveis pelo vidro quando estiver dirigindo. Procure guardá-los no porta-malas ou levá-los com você.
2 – Evite ao máximo colar adesivos que informem seus gostos, preferências ou lugares que frequenta. Quanto menos souberem quem está a bordo do veículo, melhor.
3 – Evite portar objetos de valor, como: joias, relógios, celulares, carteiras e bolsas quando estiver dentro do veículo, principalmente ao volante. Essa medida diminui bastante a probabilidade de uma abordagem.
4 – Procure andar sempre com os vidros fechados, principalmente em paradas como semáforos e engarrafamentos. Hoje em dia todos os carros tem ar-condicionado e mesmo que você não seja muito fã, lembre-se, é um atenuante para sua segurança.
5 – Cuidado com obstáculos como valetas, lombadas, que te obrigam a diminuir a velocidade, muitas vezes esses obstáculos são colocados de propósito. Fique atento ao seu redor.
6 – Procure áreas iluminadas para estacionar na rua ou até mesmo dentro de estacionamentos abertos.
7 – Tranque sempre seu carro, mesmo se você morar em uma rua calma e tranquila e certifique-se de que o mesmo esteja devidamente fechado (vidros e portas). Muitos ladrões se aproveitam da confiança dos moradores.
8 – Nos faróis, prefira parar nas filas que ficam no meio das faixas. Esta estratégia vem sendo utilizada e surte bastante efeito positivo, pois como o assalto tem que ser rápido e com boa área de fuga, os veículos que estão nas laterais são mais atingidos.
9 – Não descuide dos cuidados básicos de manutenção do seu veículo, esteja em dia com o seguro.
10 – Atenção sempre, pessoas distraídas com o rádio, celular ou até mesmo conversando com o passageiro, costumam ser escolhidas para a abordagem.
É importante saber que mesmo tomando as devidas precauções, não podemos evitar 100% dos assaltos. Portanto, caso seja abordado, lembre-se sempre de nunca reagir e avisar o assaltante cada movimento que for realizar. Procure manter-se calmo e saiba que o seu bem mais precioso é a sua vida.