A nova Amarok V6 chegou ainda mais potente, fruto de um trabalho intenso e cuidadoso no motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), que já equipava a picape. Através de nova calibração na central eletrônica, o propulsor foi de 225 cv para 258 cv, um ganho de 33 cv ou 15 % de crescimento entregues na faixa entre 3.250 rpm e 4.000 rpm. O torque também foi elevado em 5 %, passando de 56,1 kgfm para 59,1 kgfm. Este torque é entregue logo em baixas rotações, entre 1.400 rpm e 3.00 rpm. A aceleração dela de 0 a 100 km/h acontece em apenas 7,4 segundos, muito próximo da marca dos esportivos da VW como Golf GTE e Jetta GLI.
Ela continua sendo fabricada na planta argentina na cidade de General Pacheco e é a única picape com motor V6 turbodiesel do mercado nacional. Além do acréscimo de potência e torque, ela ganhou a função “overboost” que eleva a potência para 272 cv por até 10 segundos, trazendo mais segurança para ultrapassagens. Vale lembrar que essa função é ativada entre 50 km/h e 120 km/h. Junto a esse novo e potente motor, vem uma transmissão automática de oito marchas, que também foi recalibrada, entregando trocas suaves e eficiência energética. A troca de marchas pode ser feita manualmente ou nas aletas atrás do volante.
A tração integral 4MOTION é a mesma e garante segurança especialmente em situações fora de estrada, como em pisos muito acidentados, cascalho ou terra. Ela tem também como itens de segurança ativa cascalho ou muito acidentados. Outros recursos eletrônicos de série na picape Volkswagen são o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma batida frontal).
A Volkswagen enxugou as versões, oferecendo três opções que são a Comfortline, Highline e Extreme – e duas de motores – 2.0 TDI (turbodiesel) de 180 cv e 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 258 cv e todas tem cabine dupla.
Na versão topo de linha Extreme, a Amarok oferece ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos dianteiros (motorista e passageiros) com ajustes elétricos, câmera de ré, chave e chave reserva tipo canivete com comando remoto, função Coming & Leaving Home, Piloto Automático (controle automático de velocidade), display multifuncional com computador de bordo ‘Premium Color’, faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros (nas quatro portas) elétricos, sistema de alarme com comando remoto ‘keyless’, volante com regulagens de altura e profundidade, e bancos, volante multifuncional, alavancas de câmbio e estacionamento revestidos parcialmente em couro.
A nova Amarok oferece um pacote de acabamento chamado Black Style para a versão de topo (Extreme) que traz rodas de liga leve de 20 polegadas ‘Talca’ com acabamento em preto brilhante , para-choque traseiro em preto fosco, grade dianteira com frisos em Black Glossy e cromado, espelhos retrovisores externos em preto Ninja, estribos tubulares em aço em preto fosco, spoiler dianteiro em preto brilhante, frisos dos faróis de neblina em preto brilhante e detalhes de acabamento interno em preto brilhante.
Os preços praticados são R$ 243.290,00 para a versão V6 Highline e R$ R$ 256.390,00 para a versão V6 Extreme.