Neste domingo, no circuito de Goodwood, acontecerá a estreia do Mach 1, o Mustang mais potente já vendido na Europa, com um motor V8 5.0 de 460 cv e refrigeração melhorada, de forma a poder ser usada sem problemas em qualquer pista.
Outro detalhe importante é que, pela primeira vez, a Ford atende a um insistente pedido dos usuários europeus, que normalmente não apreciam em carros esportivos transmissões automáticas, e apresenta um câmbio mecânico de 6 marchas, denominado Tremec. Este câmbio utiliza a tecnologia “rev-matching” para trocas mais suaves e um mais eficiente sistema de refrigeração. De toda forma, é também oferecida, como opção à escolha do comprador, uma transmissão automática de 10 marchas. com novo software que permitem otimizar o desempenho seja em estradas que em pistas.
Outro destaque são as suspensões, recalibradas tanto nos amortecedores MagneRide como nas molas e na barra estabilizadora o que proporciona uma melhor controle do carro, mesmo com carga laterais elevadas. E o software EPAS da direção permite oferecer a este Mach 1 uma sensibilidade superior à de qualquer outro modelo de Mustang vendido na Europa. O que é logo sentido nos resultados alcançáveis em circuito.
Além de seu extraordinário desempenho, este modelo lembra de perto os Mach 1 das décadas de 60 e 70, com suas exclusivas rodas de liga leve de 19 polegadas. E é oferecido numa única cor denominada Fighter Jet Gray que lembra os modelos originais utilizados em competições. Além de levar uma plaqueta numerada, que indica a ordem progressiva de sua fabricação.
Quanto ao motor, trata-se do tradicional V8 5.0 numa versão de 460 cv a 7.500 rpm, construído totalmente em alumínio e que apresenta o “Open Air Induction System”. Aqui o coletor de admissão tem 87 mm de diâmetro e otimiza a quantidade dos fluxos de ar, trabalhando em conjunto com um software que gerencia o duplo sistema de injeção, de baixa e alta pressão, para obter a máxima potência na faixa vermelha do conta-giros.
Por outro lado, o excelente torque, de 529 Nm (cerca de 57,5 kgm, para quem ainda não está familiarizado com a forma de unidade usada atualmente) ocorre a 4.600 rpm, com uma curva bem interessante. Finalmente, este March 1 tem 4 canos de escape de 4,5 polegadas de diâmetro para melhorar ainda mais seu ronco inconfundível
Para otimizar o desempenho, e agradar aos clientes europeus, suas oferecidos dois câmbios diversos. O câmbio manuel TREMEC 3160 tem 6 marchas e dupla embreagem de forma a facilitar tanto as trocas mais agressivas em elevadas rotações como as mudanças nas marchas iniciais. Além disso ele oferece o sistema “flat shift”, que permite trocar de marcha sem tirar o pé do acelerador e permite acelerações muito rápidas.
Por sua vez, o câmbio automático Ford de 10 marchas apresenta um conversor de torque mais moderno e uma calibragem eletrônica específica para o March 1, de forma a otimizar o fornecimento de torque e a velocidade das trocas de marchas.
Em ambos os casos, o diferencial tem controle de tração limitado, para incrementar a aderência tanto em reta como em saída de curva.
Paralelamente as modificações aerodinâmicas que foram introduzidas nesta versão propiciam até 22% mais de grip com relação ao Mustang GT. Lembre-se, por exemplo, do difusor traseiro, igual ao do Mustang Shelby GT500, e um novo desenho da parte inferior da carroceria que direciona os fluxos de ar diretamente para os freios.
Finalmente cabe destacar que as suspensões foram projetadas e recalibradas tendo em vista a utilização em pistas de corrida, num conjunto mais rígido. E até mesmo o servo-freio tem um tempo de resposta menor.
Completando o conjunto temos rodas de liga leve de 19 polegadas (aumento de meia polegada tanto na dianteira como na traseira), equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 4.
O habitáculo tem assentos dianteiros climatizados, sistema de conectividade SYNC 3 com touchscreen e navigation system, audio Bang e Olufsen com 12 alto-falantes e modem FordPass Connect integrado.
A título de curiosidade, é interessante lembrar que, apresentado em 1969, o Mustang Mach 1 estabeleceu nada menos que 295 recordes de velocidade e duração na “Bonneville Stal Flats” enquanto as equipes que o utilizaram em corridas levantaram o “SCCA Manufacturer’s Rally Championship” por dois anos seguidos (1969 e 1970).
Ao todo, foram produzidos mais de 300 mil exemplares de Mustang Mach 1, o que faz que seu valor, como carro colecionável, não tenha aumentado tanto quanto sua fama faria supor.