Neste domingo será disputado o GP de Eifel, décima-primeira corrida do mundial, no tradicional circuito de Nürbürgring e estarão presentes nada menos que 20 mil espectadores. Isto em função da decisão das autoridades alemãs de permitir a presença de 20% do público possível. E como o Nürbürgring pode receber 100 mil espectadores, esses 20 mil felizardos vão representar a maior presença de público deste mundial até aqui.
O prognóstico, como vem ocorrendo, é de mais um triunfo da Mercedes, fazendo dobradinha com Hamilton e Bottas, enquanto Verstappen e sua Red Bull são os favoritos para o terceiro lugar do pódio.
Aliás esta superioridade da Mercedes é claramente perceptível pela forma como a televisão segue a corrida, alternando cada vez mais uma rápida tomada do ponteiro, geralmente Hamilton, com a luta acirrada que se desenrola no meio do pelotão. E neste domingo não deverá ser diferente…
O Grand Prix de amanhã apresenta, uma vez mais, as Mercedes como favoritas, que conseguiram, com Bottas, a pole position, ficando Hamilton no P2. Destaque para a 3ª colocação de Verstappen, com a Red Bull, que na altitude de Eifel (cerca de 650 metros acima do nível do mar) se encontra muito bem e que poderá tornar muito interessante a corrida no domingo. Destaque também para a Ferrari de Leclerc, que obteve um, até certo ponto, inesperado P4, largando portanto na segunda fila e que vai tentar, embora na minha opinião sem muita chance, subir ao pódio.
Confira o resultado completo do treino classificatório:
O progresso da Ferrari se deve às inovações aerodinâmicas, sobretudo na parte traseira do carro, que lhe deram maior grip e isso, numa pista que não tem uma série de longas retas, faz com que a falta de potência do motor, já que o motor do ano passado tinha 80 cv a mais, mas foi depois julgado fora do regulamento, não mais possa ser utilizado. A expectativa, portanto, é de uma corrida muito interessante.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA
– O clima tem tudo para ser o maior assunto nesta época do ano, com probabilidade de chuva e baixas temperaturas também. As recentes 24 Horas de Nürburgring foram paradas por mais de nove horas como resultado de uma chuva torrencial, então há uma grande chance de vermos os Cinturato em algum momento durante o fim de semana da F1. A chuva frequente na região de Eifel também significa que a superfície da pista é muitas vezes “verde” e escorregadia, já que qualquer borracha que fica é frequentemente levada pela água.
– Existem algumas zebras bastante agressivas nas chicanes (especialmente na NGK) que encorajam os pilotos a seguirem uma linha limpa.
– Nürburgring é geralmente um circuito equilibrado, com uma mistura aproximadamente igual de forças laterais e longitudinais atuando no carro.
– O grampo da curva sete é particularmente complicado: há uma grande desaceleração em direção a ele e o pneu dianteiro esquerdo tem que trabalhar muito para compensar a inclinação incomum da curva.
– O clima frio abaixo de dez graus centígrados pode causar potencialmente “rachaduras de frio” nos pneus, o que significa que eles precisam ser cuidadosamente tratados enquanto são colocados na área de montagem e depois armazenados pelas equipes.