Em outubro de 2019 o mercado de carros passava por um momento agitado, bem diferente desse pelo qual passa agora e tinha quase que simultaneamente três dos principais modelos à venda passando por renovações para 2020 sendo Onix e Corolla trocando de geração e HB20 sofrendo uma grande reestilização. Hoje, outubro de 2020, a Kelley Blue Book Brasil* (empresa especializada em pesquisa de preços novos e usados) estuda qual foi o desempenho deles depois das mudanças por que passaram e qual a desvalorização média por modelo e versões para o mesmo período.
Com o objetivo de dar um panorama mais abrangente para esta análise, a KBB Brasil comparou os preços de carros 0 km praticados por cada versão destes modelos em outubro de 2019 com os respectivos Preço de Revendedor KBB e Preço de Troca KBB em outubro de 2020. O Preço de Revendedor KBB se refere ao preço que os lojistas estão praticando ao revender estes modelos no mercado de usados, portanto, trata-se de uma referência mais suscetível às movimentações do mercado de carros 0 km, uma vez que reflete o chamado “efeito elástico” de preço de carros seminovos quando são afetados pela oscilação dos modelos 0 km.
O resultado verificou a estagnação dos preços médios do Onix nestes 12 meses (e a particular valorização de 1,9% da versão LT 1.0 turbo manual), já que os aumentos de preços 0 km do Onix acabaram influenciando os preços de Onix 2020 seminovos. No entanto, para HB20 e Corolla, o comportamento da desvalorização foi mais independente da tabela dos 0 km. Confira no quadro abaixo.
Quando a análise é feita com base no preço de troca KBB (aquela que informa qual é o preço que os lojistas estão pagando por estes veículos quando um proprietário particular decide vendê-los para uma loja), podemos observar qual foi a perda para o consumidor um ano após a compra. O destaque ficou para o Chevrolet Onix que desvalorizou uma média de -12,8% ao passo que Hyundai HB20 foi de -24,6% e Toyota Corolla foi de -22,3%.
Em nosso canal no YouTube, já avaliamos os três carros. Para conferir, assista os vídeos abaixo:
*A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.