Por ocasião do GP de Ímola, um circuito simbólico tanto para a Alfa Romeo como para todo o automobilismo italiano, foi anunciada oficialmente a renovação do parceria entre Alfa Romeo e Sauber na Fórmula 1. Para caracterizar isso, a pintura da Alfa Romeo foi modificada, incluindo a bandeira italiana numa línea reta na parte superior do capô do motor e no final da asa traseira.
Além disso, sempre no capô aparece um logotipo exclusivo do 110º aniversário da Alfa Romeo (a firma foi fundada em 24 de junho de 1910) ao lado da inscrição “Welcome back, Imola”. Isto lembrando as grandes vitórias da Alfa Romeo nas três categorias: Touring, Sport e F1.
A colaboração entre Alfa Romeo e Sauber não se limita à Formula 1 mas abrange também os carros de série, desfrutando o know-how das seções de engenharia e aerodinâmica da Sauber, além de seu conhecimento na produção de materiais especiais.
Assim a Sauber produz um grande número de peças em carbônio da Giulia GTA e da Giulia GTAm, notadamente as que dizem respeito à aerodinâmica. Neste setor temos o novo para-choque dianteiro, o splitter dianteiro regulável, as mini-saias laterais, um novo extrator, o spoiler da GTA e o aerowing da GTAm.
Particularmente o novo extrator aumenta significativamente o efeito solo que na Giulia GTAm obtém o dobro da carga aerodinâmica em relação à Giulia GTA e o triplo em relação à Giulia Quadrifoglio.
Em função disso, a Giulia GTAm, com as asas dianteira e traseira reguláveis manualmente, é capaz de adaptar a carga aerodinâmica a qualquer tipo de estrada ou circuito, respondendo prontamente às exigência do piloto. Vale ainda destacar que o desenvolvimento aerodinâmico efetuado na galeria de vento não se limitou à asa mas envolveu também a parte inferior do carro que, à exemplo do que ocorre na Giulia Quadrifoglio, é totalmente carenada.
Para quem gosta de história, vale recordar que um ano após sua fundação a Alfa Romeo estreou nas competições vencendo a primeira prova de regularidade, em Modena.
Daí para a frente seu livro de recordes foi sendo enriquecido nos mais diferentes campeonatos internacionais. Notadamente na Formula 1 a Alfa Romeo marcou a estréia do mundial, em 13 de maio de 1950, em Silverstone, fazendo a pole com Giuseppe Farina, ocupando toda a primeira fileira do grid com Farina, Fagioli, o argentino Fangio e o britânico Parnell e vencendo a corrida com Farina, seguido por Fagioli e Parnell, sendo que Farina ainda marcou a volta mais rápida deste GP.