Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Alfa Romeo renova com Sauber para a F1 até o final de 2021

por Claudio Carsughi 31/10/2020
por Claudio Carsughi 31/10/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Alfa Romeo renova contrato com a Sauber

Foto: Divulgação/Alfa Romeo

Por ocasião do GP de Ímola, um circuito simbólico tanto para a Alfa Romeo como para todo o automobilismo italiano, foi anunciada oficialmente a renovação do parceria entre Alfa Romeo e Sauber na Fórmula 1. Para caracterizar isso, a pintura da Alfa Romeo foi modificada, incluindo a bandeira italiana numa línea reta na parte superior do capô do motor e no final da asa traseira.

Além disso, sempre no capô aparece um logotipo exclusivo do 110º aniversário da Alfa Romeo (a firma foi fundada em 24 de junho de 1910) ao lado da inscrição “Welcome back, Imola”. Isto lembrando as grandes vitórias da Alfa Romeo nas três categorias: Touring, Sport e F1.

Foto: Reprodução/Twitter @alfaromeoracing

A colaboração entre Alfa Romeo e Sauber não se limita à Formula 1 mas abrange também os carros de série, desfrutando o know-how das seções de engenharia e aerodinâmica da Sauber, além de seu conhecimento na produção de materiais especiais.

Assim a Sauber produz um grande número de peças em carbônio da Giulia GTA e da Giulia GTAm, notadamente as que dizem respeito à aerodinâmica. Neste setor temos o novo para-choque dianteiro, o splitter dianteiro regulável, as mini-saias laterais, um novo extrator, o spoiler da GTA e o aerowing da GTAm.

Particularmente o novo extrator aumenta significativamente o efeito solo que na Giulia GTAm obtém o dobro da carga aerodinâmica em relação à Giulia GTA e o triplo em relação à Giulia Quadrifoglio.

Em função disso, a Giulia GTAm, com as asas dianteira e traseira reguláveis manualmente, é capaz de adaptar a carga aerodinâmica a qualquer tipo de estrada ou circuito, respondendo prontamente às exigência do piloto. Vale ainda destacar que o desenvolvimento aerodinâmico efetuado na galeria de vento não se limitou à asa mas envolveu também a parte inferior do carro que, à exemplo do que ocorre na Giulia Quadrifoglio, é totalmente carenada.

Para quem gosta de história, vale recordar que um ano após sua fundação a Alfa Romeo estreou nas competições vencendo a primeira prova de regularidade, em Modena.

Daí para a frente seu livro de recordes foi sendo enriquecido nos mais diferentes campeonatos internacionais. Notadamente na Formula 1 a Alfa Romeo marcou a estréia do mundial, em 13 de maio de 1950, em Silverstone, fazendo a pole com Giuseppe Farina, ocupando toda a primeira fileira do grid com Farina, Fagioli, o argentino Fangio e o britânico Parnell e vencendo a corrida com Farina, seguido por Fagioli e Parnell, sendo que Farina ainda marcou a volta mais rápida deste GP.

Alfa Romeoemilia romagnaF1Fórmula 1GP ImolaÍmolaSauber
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Abel Ferreira, novo técnico do Palmeiras
Próximo
Substitutos resolvem, e Liverpool vence

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?