A tradição dos 50 anos da família Z foi respeitada e a Nissan mostrou, durante essa semana no Pavilhão Nissan em Yokohama, através de evento virtual, o protótipo do novo Z com design totalmente novo e motor biturbo V-6 com transmissão de seis velocidades.
“O Z, como um carro esportivo puro, representa o espírito da Nissan”, disse o CEO da Nissan, Makoto Uchida. “É um modelo-chave em nosso plano de transformação Nissan NEXT e é também a prova de nossa capacidade de fazer o que os outros não se atrevem a fazer, de A a Z. Como um fã de Z, estou animado para anunciar que o próximo Z está vindo”.
O desafio de combinar um tema retrô com um tema futurista foi 100% cumprido pela equipe de design do Japão. O novo Z vem com pintura amarela perolizada brilhante, um tributo às gerações anteriores Z (S30) e à 300ZX (Z32), com teto preto. Os faróis em LED em forma de lágrima e o formato do capô remetem imediatamente ao Z original. O novo Z ganhou aletas ovais da grade trazendo assim uma aparência moderna, sem perder a elegância e a esportividade.
“Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao mercado japonês, como o desenho do 240ZG dos anos 70”, explicou Albaisa. “O ZG tem lentes transparentes sobre os faróis, que sob a luz, emitem dois reflexos circulares sobre cada farol. Gostamos dessa característica única e descobrimos que ela se encaixa naturalmente na identidade do Z”. Ele ainda acrescentou: “Enquanto pesquisávamos cada geração, nossos designers fizeram inúmeros estudos e esboços e o que os tornavam um sucesso. No final das contas, decidimos que o Z Proto deveria viajar entre as décadas, incluindo o futuro”.
Olhando a lateral do carro, observamos que a linha do teto eflui do nariz para a traseira quadrada para criar um perfil Z de primeira geração distinto, cuja extremidade traseira era ligeiramente mais baixa do que a altura do para-lamas dianteiro.
A parte de trás trouxe inspiração das lanternas do 300ZX (Z32), adaptadas ao nosso tempo. As saias laterais ganharam fibra de carbono, trazendo leveza e desempenho e as rodas de liga leve aro 19″ e escapamentos duplos sâo traços marcantes da personalidade desse carro.
Na parte de dentro, a cabine do Z Proto combina perfeitamente a tecnologia moderna com toques Z vintage. Quando olhamos para o painel de instrumentos, vemos que todas as informações estão no visor digital de 12,3″ com fácil leitura. O novo volante permite que o motorista acesse de forma rápida os controles mantendo sua pegada vintage.
“O Z sempre teve um desempenho forte e dinâmico, tornando mais fácil para os clientes desfrutarem de suas capacidades e se sentirem tão conectados quanto possível ao carro”, disse Hiroshi Tamura, especialista-chefe de produtos do Z Proto. “Isso tem sido verdade por todas as suas gerações e é isso que impulsiona nossa paixão por inovar e desafiar as regras”.
Cada nova geração tinha um motor mais potente, embora o Z seja mais do que aumentos de potência.
“Z é um equilíbrio de poder e agilidade”, Tamura comenta. “É um veículo que cria uma conexão com o motorista não apenas no nível físico, mas emocionalmente, e responde aos impulsos do motorista”.