O “Projeto Tarek” foi batizado pela Volkswagen como Taos e tem estreia marcada para o dia 13 de outubro, quando será apresentado para os mercados da América do Sul e América do Norte via streaming. Será o primeiro SUV da marca a ser fabricado na Argentina, no Centro Industrial General Pacheco, na cidade de Buenos Aires.
O novo SUV da Volkswagen será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan e terá como concorrente direto o Jeep Compass, líder de vendas desse mercado. Para o mercado brasileiro, ele chegará no começo de 2021, confirmado pelo Presidente da marca para a América Latina, Pablo Di Si.
Ele já é produzido na China com o nome de Tharu, mas com visual diferente daquele que terá aqui. Ele foi flagrado rodando perto da fábrica de São Bernardo do Campo/SP com pouca camuflagem e pode-se observar a semelhança com o T-Cross, sendo uma versão maior. Os para-choques e os faróis terão detalhes novos e ele terá rodas exclusivas. Espera-se também para o VW Taos a nova central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e configuração de cinco lugares.
A motorização será 1.4 turbo que entrega 150 cv e 25,5 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. As medidas da versão chinesa são 4,45 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos (portanto deve haver um bom espaço para as pernas de quem senta atrás), 1,84 m de largura e 1,63 m de altura, tendo portanto todas suas medidas um pouco maiores que do Jeep Compass.
Esse nome escolhido pela Volkswagen se refere a uma cidade e condado do Novo México, além de ser o idioma falado pela tribo nativo-americana Tiwa e significa “local dos salgueiros vermelhos”.
Estima-se que o preço varie entre 130 e 150 mil reais. A marca investiu U$ 650 milhões na unidade de produção na Argentina. Seus principais concorrentes serão Jeep Compass, For Territory, Chevrolet Equinox, Peugeot 3008 entre outros.
Veja abaixo o teaser divulgado pela VW: