Os 3.000 espectadores que foram ao autódromo de Mugello acabaram vendo três corridas de uma vez, já que tivemos dois acidentes com entrada do safety car e interrupção da corrida. O primeiro, a corrida voltando na 7ª volta e, o segundo, na 45ª. Esses acidentes, na minha opinião, foram acidentes de corrida, não tiveram nenhuma participação premeditada, o que seria absurdo, e devem ser rotulados como tal. Apenas serviram para apimentar um pouco mais o GP da Toscana, que sem eles teria sido extremamente monótono. Com isso, só 12 carros completaram as 59 voltas do circuito de Mugello.
Lap 7 restart at Mugello = carnage ? ?
Four drivers = OUT
And all four walked away unscathed, thankfully ?#TuscanGP ?? #F1 pic.twitter.com/d8crtpUa9H
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Isso não impediu que Hamilton ganhasse de forma indiscutível, somando nessa temporada 6 vitórias em 9 Grandes Prêmios e conseguindo sua 90ª vitória na carreira. O pódio, como se esperava, foi completado pela outra Mercedes, a de Bottas, e em 3º lugar, pela primeira vez em sua carreira, apareceu Albon.
Em sentido de corrida, não tivemos nenhuma surpresa. Aquilo que o prognóstico indicava acabou se verificando pontualmente pela clamorosa superioridade das Mercedes em relação aos demais concorrentes, fazendo com que esse mundial possa ser definido como, não de Fórmula 1, mas de Fórmula Mercedes.
Destaque da corrida também para Ricciardo, com sua Renault, que conseguiu um brilhante 4º lugar. Uma luta acirrada dele com Albon durante boa parte da prova, fazendo com que houvesse um motivo técnico de interesse afora do domínio da Mercedes.
Quanto à Ferrari, que completava seu milésimo Grande Prêmio e tem agora uma relação praticamente de 1 vitória a cada 4 GPs disputados, não se pode mais falar em desastre, já que o carro mostrou ser claramente inferior ao dos concorrentes. Assim, Vettel e, sobretudo, Leclerc, são obrigados a tentar tirar água de pedra para conseguir algum destaque.
Raikkonen, que tinha conseguido um 8º lugar, foi punido em 5 segundos e perdeu sua posição para Leclerc, ficando em 9º, à frente de Vettel. O fato desses 3 carros terem motor Ferrari e terem se classificado em 8º, 9º e 10º diz bem dos problemas que esse motor, após ter sido vetado em relação a unidade do ano passado por irregularidades do regulamento, não consegue expressar a mesma potência e penaliza drasticamente o carro.
Confira a classificação completa do GP da Toscana, no circuito de Mugello:
O próximo Grande Prêmio será na Rússia, no dia 27, no circuito de Sochi.