Na Europa, a Dacia, marca do grupo Renault, revelou os novos Sandero, Stepway e Logan.
Eles vem sobre a nova plataforma modular CMF, com um nível de equipamentos bem maior, como sistemas de segurança passiva e ativa, nova caixa automática de transmissão CVT, que significa Continuously Variable Transmission, oferece mudanças de relação de caixa imperceptíveis e uma condução reativa (melhor aceleração). Substituta da Easy’R, esta caixa, proposta em combinação com o motor TCe 90, permite reduzir o consumo (caixa mais leve e melhor gestão do motor) e as emissões de CO2 (-11% no Novo Sandero e no Novo Logan, -4% no Novo Sandero Stepway), além de uma inédita caixa manual de seis velocidades.
Novo Sandero 2021 (Dacia)
O novo Sandero tem linhas mais fluidas, devido ao para-brisas ser mais inclinado e o teto mais baixo em um cm. A altura do solo permanece a mesma, de 133 cm com o carro carregado. O conjunto ótico agora tem acendimento automático de série e inaugura a nova assinatura da marca, em forma de Y e as luzes tanto dianteiras, como traseiras, são em LED, dando um aspecto mais largo ao carro. Na lateral do carro, as maçanetas ganharam um design mais ergonômico. No porta-malas, a abertura é elétrica na maioria das versões e o puxador está mais para baixo, sendo mais prático e tornando o design mais harmônico. No interior, as saídas de ar tem novo formato e o quadro de instrumentos tem novo material têxtil.
Novo Stepway 2021 (Dacia)
O novo Stepway tem logotipo cromado abaixo da grade dianteira, capô mais curvo e novo revestimento dos faróis de neblina, além dos para-choques dianteiro e traseiro na cor cinza. A altura do solo é de 174 mm, sendo 41 mm a mais que o Sandero, novas molduras de rodas e barras do teto com logotipo. As barras no teto são modulares, podendo serem rapidamente configuradas como o motorista deseja, bastando para isso o uso de uma chave que vem guardada no porta-luvas, com capacidade de carga de 80 kg. Na parte de dentro há o logotipo “Stepway” e listras na cor laranja no painel de bordo e no “estribo” das portas.
Novo Logan 2021 (Dacia)
O Logan vem totalmente novo, cresceu 3,6 cm proporcionando também uma maior distância de entre-eixos (+ 42 mm), sendo um dos maiores do mercado. O porta-malas continua sendo um dos maiores do mercado com capacidade de 528 litros. Recebeu também o para-brisas mais inclinado e o teto é um cm mais baixo, como no Sandero.
Na parte de trás dos bancos, tanto do motorista quanto do passageiro, existe agora uma mesa tipo avião (como já existiu no Citroen Picasso) que tem um porta-bebidas e seu comprimento é ajustável em 70 mm.
Qualquer que seja o nível de acabamento, o novo Logan vem equipado de série com trava automática das portas, abertura e fechamento da tampa do porta-malas à distância, através do botão da chave ou do cartão hands free.
Pela primeira vez na Dacia, a linha 2021 terá o teto solar elétrico em vidro como opcional para o Sandero e Stepway.
Agora, por aqui, nos resta esperar que essas mudanças cheguem também! Eles são esperados para desembarcar no Brasil em 2022.