A quarta geração do Hyundai Tucson que está sendo lançada no mercado mundial apresenta novidades em todos os setores: design, tecnologia e motores. Assim, as dimensões aumentam um pouco, agora tem 4,5 metros de comprimento (incremento de 2 cm), com 1,87 m de largura e 1,65 m de altura.
Quanto aos motores, temos versões a gasolina, diesel e híbridas. E o design muda completamente, com a solução geométrica “Parametric Hidden Lights” que apresenta na frente nova grade e novos faróis. Este novo design é definido pela montadora como “Sensous Sportiness”, um estilo, por sinal, que já tinha sido apresentado no novo i20 e que conta com versões de teto em cor diferente do resto, além das pinturas tradicionais.
O interior do novo Tucson também é novo, com um painel em que se destacam dois display de 10,25 polegadas utilizados para a instrumentação e o infotainment, este altamente personalizável. Assim, por exemplo, a iluminação com LED do interior pode ser escolhida entre nada menos que 64 diversas tonalidades.
Novidade absoluta é o sistema de acionamento dos eletrodomésticos de casa através do carro, função essa chamada “Car-to-home”. O contrário também é possível, como por exemplo, esquentar o carro em dias muito frios através de comando de voz, aquecendo também os bancos e a direção.
O ar condicionado é do tipo tri-zona e o sistema de ar dispõe de algumas saídas com fluxo indireto para garantir uma repartição eficiente mas não demasiadamente forte. E o espaço disponível, embora as dimensões externas sejam pouca coisa maiores, é maior, sobretudo no que se refere ao porta-malas do Tucson 2021, com capacidade de 546 litros, que, rebatendo os bancos traseiros, chega a 1.799 litros.
Os sistemas de assistência à direção, de segundo nível, permitem o controle e a intervenção, quando necessária, no sistema de freios, no acelerador e na direção. Naturalmente a decisão final é sempre do motorista, que conta também com câmeras de 360º e sistema de estacionamento automático.
Com relação aos motores, o destaque vai para a eletrificação, que conta com versões mild-hybrid (potência de 150 e 180 nas versões a gasolina e 136 no diesel) e full-hybrid (potência de 230cv). A transmissão terá cambio manual de 6 marchas ou automático de dupla embreagem e 7 marchas, sendo que a versão de 180 cv poderá ter também, como opção, tração integral. Nesta versão do Hyundai Tucson, a escolha pode ser feita pelo motorista entre os modos Mud, Sand e Snow além das Eco, Normal e Sport que vem de série em todas as versões. Como opção, estará também disponível a suspensão com controle eletrônico.
Quanto à versão plug-in hybrid, ela chegará ao mercado em 2021 e terá opções de tração em 2 ou 4 rodas. Aqui no Brasil, o carro é esperado para o 2º semestre de 2021.