No ano de 2004, a marca italiana Maserati marcou seu regresso às competições com o lançamento do MC12, colocando um ponto final numa ausência de 37 anos. Sua carreira no Campeonato FIA GT no período entre 2004 e 2010 lhe rendeu 22 vitórias, sendo três delas nas 24 Horas de Spa, e a conquista de 14 campeonatos, incluindo campeonato de construtores, equipes e pilotos.
Agora, em 2020, a marca volta com a versão Maserati MC20, onde MC faz referência à Maserati Corse e 20, ao ano atual. Produzida na cidade de Modena, Itália, vem com um motor V6 3.0 litros e dois turbõcomprêssores montado numa posição central e desenvolve 630 CV de potência à 7500 rpm e 730 Nm de torque a partir de 3000 rpm. A tudo isso, soma-se uma transmissão automática de dupla embreagem de oito velocidades.
O desenvolvimento desse novo bloco consiste num sistema de pré-câmara de combustão com duas velas de ignição, tecnologia essa desenvolvida para a Fórmula 1 objetivando reduzir as emissões e aumentar a eficiência do motor. É a primeira vez que esse sistema está disponível num automóvel de estrada, fazendo com que o motor V6 possa alcançar feitos incríveis, como acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2,9 segundos e atingir 325 km/h de velocidade máxima.
O peso de menos de 1.500 kg e a potência de 630 CV, fazem da Maserati MC20 o carro com melhor relação peso/potência da categoria, com apenas 2,33 kg/cv. Isso se dá graças ao uso de material de altíssima qualidade, a fibra de carbono, que está presente em todo o monocoque desenvolvido em conjunto com a Dallara (empresa construtora de carros de competição, fundada em 1972, em Varano, Itália).
Assim, a Maserati MC20 tem DNA de carro de corridas, porém, pensada para a estrada. As linhas são fluidas, sem apêndices móveis e com um pequeno spoiler para melhorar o “downforce”. Os faróis na frente são verticais e na traseira, horizontais, dando um aspecto de muita esportividade ao longo de seus 4,67 metros de comprimento.
A suspensão tem amortecedores ajustáveis, freios Brembo com discos carbo-cerâmicos de 390 milímetros de diâmetro na frente e 360 milímetros nas rodas traseiras e triângulos duplos em ambos os eixos.
Para não perder a característica da marca, as portas abrem para cima, não perdendo o charme e sendo também muito funcionais, pois facilitam o acesso. O espaço interno, obviamente é reduzido com volume de 47 litros e um porta-malas na parte de trás de 101 litros.
O novo Maserati MC20 estará disponível nas versões coupé, conversível e 100% elétrico. Começará a ser produzido no fim do ano e você já pode encomendar o seu!