O precursor dos SUVs atuais tem nome e sobrenome: Jeep Wagoneer, o primeiro veículo que aliou tração nas quatro rodas à transmissão automática, nascido em 1962 nos Estados Unidos. Além dessa combinação, foi também o primeiro a oferecer interior premium e suspensão dianteira independente como opcional.
Em 1984 estreou o Grand Wagoneer, como primeiro SUV premium, com estofamento de couro, ar condicionado, rádio estéreo AM/FM/CB e isolamento acústico e motor V8 de 5.9 litros.
Essa semana foi apresentado na cidade de Detroit (Estados Unidos) o novo Grand Wagoneer Concept, concretizando o renascimento de um ícone norte-americano.
“Nosso Grand Wagoneer Concept é o primeiro passo para o renascimento do Wagoneer, um genuíno ícone norte-americano. Com a eletrificação chegando a todos os modelos da Jeep nos próximos anos e a reintrodução do Wagoneer, cresceremos rapidamente em novos segmentos e espaços premium”, disse Christian Meunier, presidente global da marca Jeep.
Esse novo Concept car tem tecnologia de ponta com um sistema de propulsão eletrificado, sofisticados sistemas off-road 4×4 e uma seleção incomparável de interiores premium luxuosos, incluindo o primeiro display digital em um SUV, com uma primeira tela de 12,3” posicionada atrás do volante que projeta dados importantes para o motorista. Uma segunda tela touch de 12,1” no console central horizontal permite gerir o sistema de infoentretenimento, enquanto uma terceira tela de 10,25”, localizada por baixo da anterior e separada deste pela placa de aço estrutural, serve como elemento de conforto. Além disso, o copiloto tem à disposição uma quarta tela de 10,25 ”.
Na parte interna, o Grand Wagoneer Concept vem com um acabamento de luxo, o cockpit é todo digital, proporcionando uma agradável experiência de condução ao motorista e pela primeira vez ela virá com a terceira fila de assentos.
A suspensão será a prestigiada pneumática Quadra-Lift, dinâmica de direção premium com suspensão dianteira e traseira independentes, grande capacidade de reboque revestidos por um design elegante e luxuoso. As rodas são de alumínio com acabamento em Obsidian de 24 polegadas e vários raios, com elementos impressos em 3D logo abaixo dos icônicos arcos das rodas trapezoidais. Uma tampa de roda de três peças apresenta o logotipo Wagoneer suspenso em acrílico.
Na parte inferior das portas vem o nome Gran Wagoneer gravado com letras em alumínio e detalhes em cobre e na parte de trás, as luzes em LED confirmam a assinatura elegante do SUV. Além disso tudo, ele oferece um amplo teto solar panorâmico.
Para quem está na segunda fila de assentos, existem três telas que juntas somam mais de 30″, sendo uma de conforto de 10,25 “, localizada no console central entre os dois assentos, e outras duas de entretenimento de 10,1” cada para os dois passageiros da segunda fileira.
O sistema Uconnect 5 oferece velocidades operacionais 5 vezes mais rápidas do que a geração anterior. Possui mais conectividade e mais conteúdo, é mais prático e agrega mais possibilidade de customização, que se convertem no sistema Uconnect mais avançado de todos os tempos. Além disso, o sistema operacional Android do Uconnect 5 estabelece as bases para acessar uma ampla gama de aplicativos que respondem imediatamente às crescentes demandas em termos de experiência do usuário. Com este novo carro conceito, o Grand Wagoneer oferece – pela primeira vez em sua história – uma espaçosa terceira fila de assentos.
O Grand Wagoneer apresenta um powertrain elétrico híbrido plug-in (PHEV) em linha com os planos da Jeep de oferecer opções de eletrificação em todos os seus modelos nos próximos anos, sendo veículos mais ecológicos e mais eficientes, proporcionando uma direção tranquila e silenciosa.
As versões de produção do Wagoneer e do Grand Wagoneer estão programadas para chegarem às concessionárias nos Estados Unidos no próximo ano e serão produzidas na planta de Warren, no estado do Michigan (EUA), perto do centro de Detroit. Os preços ainda não foram divulgados. Como uma homenagem à fábrica e sede da empresa, o telhado de vidro panorâmico exibe um mapa da cidade e sua área metropolitana.