Depois do início da pandemia, a Ferrari fez sua estreia nos eventos online. Na semana passada, foi apresentada a nova Ferrari Portofino M, onde M siginifica modificada. Está disponível para encomenda, porém é esperada para começar a ser entregue no segundo trimestre de 2021, com preços que partem de € 206.000 (cerca de R$1.300.00*).
Trata-se de mais um esportivo conversível, chamado pela marca de 2+, ou seja, dois lugares com mais espaço atrás dos bancos dianteiros. As mudanças no design são perceptíveis no para-choque dianteiro que exibe novas entradas de ar, melhorando a aerodinâmica, além de faróis com novo desenho. No para-choque traseiro, pode-se observar que ele diminuiu um pouco de tamanho e o difusor de ar foi redesenhado, o que ocorreu também com os tubos de escape.
A grande mudança está na motorização, o V8 biturbo de 3855 cm3 agora ganhou mais 20 CV de potência, graças a um novo perfil do eixo de comando e a um sensor de controle que possibilitou que a velocidade de rotação das turbinas fosse aumentada em 5.000 rpm, chegando a 620 CV a 7.500 rpm. A Ferrari Portofino M pode alcançar velocidade máxima superior a 320 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 3,45 segundos e de 0 a 200 km/h em 9,8 segundos.
Outra novidade é a nova transmissão de dupla embreagem de oito velocidades, a primeira a ser montada nessa configuração numa versão conversível. A introdução de uma marcha a mais em relação às sete da Portofino, permitiu
aos técnicos revisarem as relações de transmissão para tornar essa conversível um esportivo mais gostoso de dirigir. Através do gerenciamento do Boost variável, o torque entregue pelo motor varia de acordo com a marcha que foi engatada, garantindo uma emoção constante ao mudar de marcha. O pico do torque (760 Nm) está disponível na sétima e oitava marcha. Destaque ainda para a alavanca da transmissão que permite selecionar cinco posições de modo de condução, incluindo o “race”.
O tamanho dela foi ligeiramente alterado, sendo 4.594 mm de comprimento (+12mm), 1.318 mm de altura e 1.938 mm de largura. A distância entre eixos de 2.670 mm permanece inalterada. O peso seco é de 1.545 kg, subindo para 1.664 em ordem de operação, para uma relação peso/potência de 2,49 kg/cv. O porta-malas tem um volume de 292 litros, o mesmo do modelo anterior.
*1 euro cotado a R$6,40 no dia 22/09/20