Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Em Sóchi, Hamilton caminha para igualar recorde de vitórias de Schumacher

por Claudio Carsughi 24/09/2020
por Claudio Carsughi 24/09/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Hamilton em Sochi em 2015

Hamilton celebrando o pódio em Sochi em Outubro de 2015. (Foto: Getty Images)

Domingo, nas imediações da Vila Olímpica de Sochi, na Rússia, teremos a disputa do 10º GP desta temporada num circuito que mede 5.848 metros e tem 18 curvas. Este circuito é moderno, pois foi inaugurado em 2014, sendo o quarto, quanto a comprimento, atrás de Spa-Francorchamps (na Bélgica), Baku (no Azerbaijão) e Silverstone (na Inglaterra) e apresenta a curiosidade de exigir 17% do tempo total do GP em freadas.

As freadas mais violenta acontecem nas curvas 2 e 3, sendo que na primeira os carros passam de 336 a 131 km/h, com desacelerações severas (se alcançam 6,1 G) e temperatura dos freios bem altas.

O circuito, como vários outros, foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke e realizado após, ao longo dos anos, vários outros projetos tinham sido deixados de lado por questões financeiras e burocráticas. O maior vencedor é o inglês Lewis Hamilton, que triunfou em 4 oportunidades, e é, uma vez mais, o grande favorito para o sucesso. Nesse domingo, ele terá a chance de igualar a marca de 91 vitórias de Michael Schumacher na Fórmula 1 e teremos todo esse momento documentado na terceira temporada da série Drive to Survive (em português: F1 – Dirigir para Viver) da Netflix, que deve ser lançada na plataforma de streaming no primeiro trimestre de 2021.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

– Inaugurado em 2014, o asfalto de Sochi amadureceu gradualmente ao longo dos anos. No entanto, a pista ainda é conhecida por oferecer níveis comparativamente baixos de aderência.

– Duas semanas após os três pneus mais duros da gama terem sido utilizados ​​em Mugello, a Pirelli agora traz os três mais macios da linha para Sochi: C3 como P Zero branco duro, C4 como P Zero amarelo médio e C5 como P Zero vermelho macio.

– A escolha do pneu é, na verdade, um passo mais macio do que no ano passado, quando o C2, C3 e C4 foram selecionados. A maioria dos pilotos parou uma vez em 2019: apenas cinco dos 15 que chegaram ao final pararam duas vezes, e isso foi amplamente influenciado pelo safety car.

– A curva mais exigente é, definitivamente, a três: uma à esquerda de raio constante de 750 metros, trabalhando o pneu dianteiro direito mais fortemente. O restante do circuito é, em grande parte, composto de curvas de 90 graus de velocidade lenta ou média, dando a Sochi a sensação de um circuito de rua (tendo sido construído em torno do Parque Olímpico).

– Para a Ferrari fica a curiosidade de ver como o novo pacote aerodinâmico, do qual algumas partes já estarão presentes neste GP, poderá melhorar sua aderência e consequentemente seu desempenho geral. Se os resultados forem positivos, o time de Maranello poderá pensar em melhorar seu até agora decepcionante desempenho neste mundial.

FerrariGP RussiaHamiltonMercedesSchumacherSochi
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Apático, Palmeiras empata sem gols contra o Guaraní-PAR
Próximo
“VerXátil”: como é a Honda CB 500X

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?