Aconteceu esse ano em Milão, Itália, o Salão do Automóvel de Carros Clássicos, exibindo carros destinados a um nicho muito pequeno de proprietários e, por isso, chamados de “carros de sonho”.
O jornal Gazzetta Motori listou os cinco supercarros que valem a pena ser lembrados ao visitar a Milano AutoClassica 2020.
5) Ferrari Testarossa
Foi um dos símbolos dos anos 80 e durou 12 anos sendo produzida, desde 1984 até 1996. A Ferrari Testarossa teve a carroceria assinada por Pininfarina e herdou a mecânica de sua versão antecessora a 512 BB, com motor V12 com V de 180° central, tipo boxer, aspirado de 4.934 cc com quatro válvulas e potência de 390 CV e peso livre de 1.506 kg. Fazia de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos com velocidade máxima de 290 km/h. O visual era bastante interessante, com os faróis cobertos por uma grade preta, dois espelhos retrovisores, que até então vinha apenas um. O nome TestaRossa foi uma homenagem aos carros de corrida dos anos 50, a 250 e a 500 Testa Rossa.
4) Porsche Cayman GT4
O Cayman mais agressivo, o Porsche Cayman GT4 foi lançado em 2015 e foi a última versão a receber o motor aspirado, emprestado do 911 Carrera S, um seis cilindros boxer 3.8 que entregava 385 CV de potência , 15 a menos que o 911. Uma particularidade desse carro era a transmissão com câmbio manual de seis velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 4,4 segundos com velocidade máxima de 295 km/h.
3) Lamborghini Diablo GTR
A Lamborghini Diablo estreou nos anos 90 com um estilo único e inconfundível. A forte demanda levou à produção de aproximadamente 3.000 unidades entre os anos 90 e 2001.
Das várias séries especiais, o exemplar exposto esse ano é raro, pois vem com sobrenome GT, ou seja, uma versão de rua de carros de corrida GTR, de 1999. Essa última teve apenas 30 unidades e na versão GTR, apenas 15. O motor era um V12 6.0 aspirado que entregava 590 CV de potência com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chegando a 248 km/h de velocidade máxima. A Diablo acabou sendo substituída pela Murcielago.
2) McLaren GT
Esse é um carro novo, apresentado no verão europeu desse ano, 2019. É um carro Gran Turismo (GT) com conforto e usabilidade de um carro de rua, com algumas ressalvas. O porta-malas de 420 litros comprova a finalidade de rua dela, coberto por uma tampa com vidro e adaptado para carregar um saco de golfe ou esquis. Na frente tem também um porta-malas de 150 litros.
O habitáculo é de extremo luxo revestido em Alcantara ou Napa com opção de Cashmere. O motor também é regulado para viajar ou para uso urbano, sendo um V8 4.0 biturbo com 620 CV de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em apensa 9 segundos com velocidade máxima de 326 km/h. A transmissão é com câmbio de dupla embreagem e regulagem para o tipo de condução escolhido.
1) Pagani Huayra Roadster
Esse também é um carro novo, com a produção inteira já vendida mesmo antes do início das vendas, como é de costume nesse mercado de super carros de sonho. É um novo clássico, visto que foi lançada em 2017.
Para os apaixonados pela marca, impossível esquecer a célebre afirmação de Horacio Pagani ao descrever a filosofia usada para esse modelo: “Tudo tinha que ser único, como se fosse um carro esculpido de um bloco de mármore de Carrara”. O motor, tanto da versão fechada como da conversível, é um motor Mercedes AMG V12 biturbo com potência de 764 CV e torque máximo de 1.000 Nm entre 2.300 a 4.300 rpm.
A construção desse carro foi tão esmerada a ponto de ser um carro mais leve que a versão coupé da qual deriva, com 70 kg a menos, totalizando 1.280 kg, graças ao uso de materiais modernos como o CarboTrax e o carbo-titanio. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 3 segundos e velocidade máxima de 360 km/h.
Foi bom o sonho? Então vamos acordar e seguir adiante!