Em pré-venda desde julho desse ano, chegou oficialmente ao mercado o novo Q7, lançado pela Audi como maior SUV da marca e com capacidade para sete ocupantes. O design caracteriza bem o Q7, que tem a grade Singleframe octogonal com seis linhas verticais em sua estrutura. Os faróis são em LED, as entradas de ar laterais mostram a altura que o carro tem do solo e sua capacidade off-road.
Na parte de trás, o Audi Q7 tem uma faixa cromada que cria a conexão com as lanternas. Na parte interna vale o destaque para o amplo espaço interno (2.994mm de entre-eixos), novo painel de instrumentos e o porta-malas com grande capacidade (de 259 litros na posição tradicional a 1925 litros com os bancos da segunda e terceira fileira rebatidos) e fechamento da tampa elétrico.
O novo display tem duas telas sensíveis ao toque, sendo a tela superior de 10,1″ que é responsável pelo sistema de entretenimento. A tela inferior tem 8,6″ e nela se controla o ar condicionado, entre outras funções. Para completar o pacote tecnológico, tem ainda o Audi virtual cockpit com tela de 12,3″ que pode ser usada em duas configurações, clássica e de navegação. Na linha de SUV´s da Audi, o Q7 é o maior deles com 5.063mm de comprimento, 2.994mm de entre-eixos, 2.212mm de largura e 1.741mm de altura e peso de 2.275kg.
Se por fora e por dentro é um luxo só, o motor tem que estar à altura e ele de fato corresponde ao esperado. Nada menos que um motor 3.0 TFSI, que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. Para os amantes de valores de arrancada, ele faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. A esse motor vem acoplada a transmissão automática tiptronic de oito velocidades a tração quattro.
Além da alimentação do motor por combustível, ele tem também assistência elétrica composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. Assim, o carro pode andar em velocidades entre 55 e 160 km/h só com a parte elétrica funcionando. Além disso, ele vem com o sistema start&stop que desativa o motor a partir de 22 km/h e sua principal função é a emissão de CO2.
Para uma condução personalizada, existem sete modos de condução pré-selecionados: dynamic, comfort, efficiency, auto, individual, allroad e offroad. Chega em duas versões, sendo a primeira o Q7 3.0 TFSI com preço a partir de R$ 414.990,00 e a versão topo de gama chamada S line com preço a partir de R$ 459.990,00. As cores disponíveis são: Branco Geleira, Prata Florete, Preto Orca e Preto Noite. Cada versão possui outras três variações: na primeira é possível escolher também Azul Galáxia, Cinza Samurai e Branco Carrara, enquanto na S Line estão disponíveis Azul Navarra, Cinza Daytona e Vermelho Matador.