A Caoa apresentou ontem seu mais novo e sofisticado produto feito no Brasil, na cidade de Anápolis (GO), o Tiggo 8. Um SUV grande, de sete lugares, vem em versão única, a TXS e tem como principais concorrentes o Mitsubishi Outlander e o VW Tiguan Allspace. O design foi desenvolvido pela equipe do britânico Kevin Rice (que traz em seu currículo passagens pela Saab, Opel e os famosos estúdios de design Giugiaro Italdesign e Pininfarina) no estúdio da Chery na Alemanha, mais precisamente na cidade de Frankfurt.
Na semana que vem ele já estará disponível em todas as concessionárias do país com preço especial de lançamento no valor de R$ 156.900,00.
A motorização do Tiggo 8 é 1.6 turbo GDI com injeção direta, apenas à gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas, equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT). A potência máxima é de 187 cv de potência a 5.500 rpm e o torque máximo é de 275 Nm ou 28 kgfm na faixa entre 2.000 a 4.000 rpm, mostrando a elasticidade desse motor. A transmissão é de sete velocidades acionada por uma alavanca tipo joystick e com possibilidade de trocas manuais, com modos de condução Eco ou Sport.
Olhando a parte interna do carro vários atributos saltam à vista como o teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução (sem fio), ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, acabamento interno premium com luz de ambientação, faróis em full LED, lanternas traseiras em LED, acionamento remoto do ar-condicionado, compartimento central com refrigeração, câmera 360 graus e muito mais.
No quesito segurança, ele traz seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistemas eletrônicos de controle de tração (TCS) e de estabilidade (ESP), sistema de monitoramento de ponto cego (BSD) com aviso sonoro e visual no painel de instrumentos e nos espelhos retrovisores externos, assistente de partida em rampa (HHC), controle eletrônico de descida (HDC), freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Auto Hold, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) com aviso sonoro e alerta visual tanto para pressão baixa quanto temperatura elevada dos pneus.
O Chairman da CAOA, Doutor Carlos Alberto de Oliveira de Andrade, comemora o lançamento de mais um produto da CAOA CHERY. “O Tiggo 8 representa um novo salto na atuação da marca no Brasil. Este SUV de luxo traz os mais sofisticados e tecnológicos itens de série e traduz a força que a CAOA CHERY e nossos produtos podem oferecer para o consumidor brasileiro. A CAOA CHERY é a realização de um sonho e também a concretização da confiança que a CAOA tem no Brasil e nos brasileiros. Desde o início, estamos investindo em pessoas, produtos, rede e atendimento aos clientes. Estamos construindo história no mercado automotivo nacional e comprovando que produzimos veículos com os mais elevados níveis de qualidade.”
Na parte externa o conjunto ótico se destaca por ser totalmente em LED na frente incluindo o DRL (Daytime Running Light, ou, em português, Farol de Rodagem Diurna) e também na traseira, além de ter nos retrovisores indicadores direcionais em LED.
As rodas são de 18 polegadas com pneus 235/55 e as caixas de roda têm acabamento em preto fosco, o que ajuda a realçar a robustez e a imponência do conjunto. Reforçam ainda esta característica o rack de teto e o spoiler traseiro.
O grande destaque vai para o espaço interno, que tem 2.710 mm de entre eixos, possibilitando conforto a quem senta atrás, na segunda fileira e também para a 3ª fileira. Na configuração original, com os bancos sem rebatimento, a capacidade do porta-malas é de 193 litros. Com a terceira fileira de bancos rebaixada, sobe para 889 litros e com a segunda fileira de bancos rebaixada vai a impressionantes 1.930 litros, ou seja, volume dez vezes maior do que com as três fileiras de bancos em uso.
Outros itens de luxo e conforto equipam o Tiggo 8 como por exemplo a regulagem das cores da iluminação do habitáculo, como vimos no Ford Territory e no Ford Edge. O teto solar é panorâmico e acionado eletricamente. Ao sair do veículo o teto solar se fecha automaticamente juntamente com os vidros elétricos – todos, assim como o teto solar elétrico, contam com sistema antiesmagamento.
O painel de instrumentos é digital, em tela TFT e colorido de 12,3 polegadas e o sistema multimidia é compatível com Apple Car Play e espelhamento para Android e tela touchscreen de 10,25 polegadas de alta resolução. Por ter câmeras na frente, atrás e nos espelhos, ele permite uma visão de 360 graus, muito útil para a segurança especialmente em manobras, feitas pelo motorista.
Outra novidade do Tiggo 8 é trazer comando de climatização à distância, possibilitando ao usuário acionar à distância o ar condicionado trazendo conforto ao ingressar no carro.
E, por fim, outro dado super importante a ser levado em conta é que o Tiggo 8 recebeu nota máxima de cinco estrelas pelos testes de colisão e segurança da C-NCAP (órgão chinês equivalente ao Latin NCAP).