A fábrica de automóveis Lamborghini, situada na cidade de Sant’Agata Bolognese (Itália), apresentou no dia 29 de julho passado a Essenza SCV12, com edição limitada a 40 unidades. É um super carro para pistas, projetado pela Lamborghini Equipe de Corridas e desenhada pelo Centro de Estilo Lamborghini. A Essenza SCV12 é descendente direta da Diablo GTR e da Miura Jota e vem equipada com o motor mais potente que a marca já criou, um 12 cilindros aspirado, combinado com uma aerodinâmica inspirada nos protótipos de competição, tendo sido projetada para uma experiência única ao dirigir.
Esse motor V12 6.5 litros é capaz de entregar mais de 830 cv também graças à superalimentação dinâmica que ocorre em altas velocidades. Essa potência é gerida pela caixa de câmbio X-trac de seis velocidades, colocado transversalmente no eixo traseiro e combinado com a tração traseira, para garantir continuidade estrutural e maior rigidez torcional. A relação peso x potência é excepcional de 1,66 kg/CV, graças ao novíssimo quadro de fibra de carbono monocoque e não combinado com uma gaiola de aço, fazendo com que a Lamborghini Essenza SCV12 seja a primeira GT projetada conforme o regulamento de segurança da FIA destinado aos protótipos.
Segundo o Chairman e CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali, ” A Essenza SCV12 representa a mais pura experiência de pilotagem em pistas que nossa marca possa oferecer, uma empresa de engenharia que aponta o legado indissolúvel entre a nossa marca e o asfalto das pistas. Lamborghini é uma marca constantemente voltado aos futuro e à procura de desafios inovadores, mas não esqueçamos nunca das nossas raizes e aquilo que somos, fabricantes de carros superesportivos. Essenza SCV12 é a perfeita união entre o nosso espírito não convencional com a verdadeira paixão pelo motorsport”.
A aerodinâmica é um grande expertise da Lamborghini. Usando isso, o design foi todo projetado com esse foco e podemos ver parte disso no capô, que possui dupla entrada de ar com nervuras, típica da Huracán de competição, que separa o fluxo de ar quente do radiador e transmite o ar frio para o airscoop localizado no centro do telhado. Ainda na frente destacam-se os divisores e os dois anexos laterais; nas laterais, os fluxos destinados ao resfriamento do motor e da caixa de engrenagens foram otimizados através do uso de aletas verticais colocadas nas soleiras.
A direção multifunção com display foi desenhada inspirada nos volantes de F1, oferecendo a máxima ergonomia, assim como o assento do motorista homologado pela FIA com carcaça de carbono, que abraça o motorista para garantir conforto, estabilidade e segurança.
O Head da Lamborghini Motorsport declarou: “Com a Essenza SCV12, quisemos levar ao ápice e não apenas a performance, mas também o prazer de dirigir fora das pistas. O cliente vai usufruir de serviços exclusivos e altamente personalizados para viver na totalidade o melhor da hospitalidade italiana e poder fazer parte da família Lamborghini equipe de corrida”.
Os felizardos 40 proprietários dessa máquina entrarão para um clube exclusivo que permitirá participar de um programa de pilotagem nos principais autódromos do mundo. Esse programa inclui a hospedagem do carro num novo hangar construído na cidade de Sant’Agata Bolognese para o clube Lamborghini Essenza SCV12, onde cada carro terá um box personalizado com webcam acessado por um App.