Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaLamborghini

Lamborghini Essenza SCV12 nasceu para as pistas com o mais potente motor de 830 cv

por Claudia Carsughi 01/08/2020
por Claudia Carsughi 01/08/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Lamborghini Essenza SCV12

Foto: Divulgação/Lamborghini

A fábrica de automóveis Lamborghini, situada na cidade de Sant’Agata Bolognese (Itália), apresentou no dia 29 de julho passado a Essenza SCV12, com edição limitada a 40 unidades. É um super carro para pistas, projetado pela Lamborghini Equipe de Corridas e desenhada pelo Centro de Estilo Lamborghini. A Essenza SCV12 é descendente direta da Diablo GTR e da Miura Jota e vem equipada com o motor mais potente que a marca já criou, um 12 cilindros aspirado, combinado com uma aerodinâmica inspirada nos protótipos de competição, tendo sido projetada para uma experiência única ao dirigir.

Esse motor V12 6.5 litros é capaz de entregar mais de 830 cv também graças à superalimentação dinâmica que ocorre em altas velocidades. Essa potência é gerida pela caixa de câmbio X-trac de seis velocidades, colocado transversalmente no eixo traseiro e combinado com a tração traseira, para garantir continuidade estrutural e maior rigidez torcional. A relação peso x potência é excepcional de 1,66 kg/CV, graças ao novíssimo quadro de fibra de carbono monocoque e não combinado com uma gaiola de aço, fazendo com que a Lamborghini Essenza SCV12 seja a primeira GT projetada conforme o regulamento de segurança da FIA destinado aos protótipos.

Lamborghini Essenza SCV12

Foto: Divulgação/Lamborghini

Segundo o Chairman e CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali, ” A Essenza SCV12 representa a mais pura experiência de pilotagem em pistas que nossa marca possa oferecer, uma empresa de engenharia que aponta o legado indissolúvel entre a nossa marca e o asfalto das pistas. Lamborghini é uma marca constantemente voltado aos futuro e à procura de desafios inovadores, mas não esqueçamos nunca das nossas raizes e aquilo que somos, fabricantes de carros superesportivos. Essenza SCV12 é a perfeita união entre o nosso espírito não convencional com a verdadeira paixão pelo motorsport”.

A aerodinâmica é um grande expertise da Lamborghini. Usando isso, o design foi todo projetado com esse foco e podemos ver parte disso no capô, que possui dupla entrada de ar com nervuras, típica da Huracán de competição, que separa o fluxo de ar quente do radiador e transmite o ar frio para o airscoop localizado no centro do telhado. Ainda na frente destacam-se os divisores e os dois anexos laterais; nas laterais, os fluxos destinados ao resfriamento do motor e da caixa de engrenagens foram otimizados através do uso de aletas verticais colocadas nas soleiras.

Interior do Lamborghini Essenza SCV12

Foto: Divulgação/Lamborghini

A direção multifunção com display foi desenhada inspirada nos volantes de F1, oferecendo a máxima ergonomia, assim como o assento do motorista homologado pela FIA com carcaça de carbono, que abraça o motorista para garantir conforto, estabilidade e segurança.

O Head da Lamborghini Motorsport declarou: “Com a Essenza SCV12, quisemos levar ao ápice e não apenas a performance, mas também o prazer de dirigir fora das pistas. O cliente vai usufruir de serviços exclusivos e altamente personalizados para viver na totalidade o melhor da hospitalidade italiana e poder fazer parte da família Lamborghini equipe de corrida”.

Traseira do Lamborghini Essenza SCV12

Foto: Divulgação/Lamborghini

Os felizardos 40 proprietários dessa máquina entrarão para um clube exclusivo que permitirá participar de um programa de pilotagem nos principais autódromos do mundo. Esse programa inclui a hospedagem do carro num novo hangar construído na cidade de Sant’Agata Bolognese para o clube Lamborghini Essenza SCV12, onde cada carro terá um box personalizado com webcam acessado por um App.

LamborghiniLamborghini 12Lamborghini DiabloLamborghini Diablo GTRLamborghini SCV12Miura Miura Jota
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Quais são as vantagens de jogar em casa, mas sem torcida?
Próximo
Pneus determinantes no GP da Grã Bretanha de F1!

Você também pode gostar...

BYD Song Plus iguala visual ao Premium e recebe novos conteúdos

Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

Vendas crescem em maio e picape continua na liderança; confira o top 10

Fabricante quer proteção, chinês quer benefício, consumidor paga a conta alta

Kona Hybrid demonstra avanço da Hyundai

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

    05/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

BYD Song Plus iguala visual ao Premium e recebe novos conteúdos

Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada