O carro vencedor das 24 horas de Daytona em 1966 foi a inspiração para a Ford Performance criar, nos Estados Unidos, o Ford GT Heritage Edition, acessível para venda com o exclusivo pacote Ford GT Collection, que permite personalizar o carro com sete cores padrão, ou com uma paleta de infinitas combinações para a carroceria e grafismos, destacando seus principais elementos, como os dutos de resfriamento funcionais que ajudam o Ford GT 2021 a entregar toda a potência dos seus 660 cavalos mesmo nas temperaturas mais elevadas. Esse pacote está disponível para apenas 40 unidades para os modelos anos 2021 e 2022.
O novo Ford GT Heritage Edition 2021 vem com pintura branco Frozen, capô de fibra de carbono aparente, grafismos assimétricos em vermelho nas bordas do teto, frontais, na porta do motorista e embaixo da asa traseira. Para completar, o número 98 que vem aplicado nas portas e aerofólio sobre fibra de carbono, as rodas são de alumínio forjado de 20″ e as pinças de freio são Brembom vermelhas.
Na parte de dentro, detalhes exclusivos enriquecem essa máquina, como camurça Alcantara preta no teto, volante e painel, paddle shifters vermelhos e bancos de competição também em camurça Alcantara, porém vermelhos.
“Para criar esta edição Heritage o time da Ford Performance se aprofundou na história do Ford GT, homenageando o 55º aniversário da vitória nas 24 Horas de Daytona que acabaria por levar ao nosso sucesso em Le Mans”, diz Mike Severson, gerente de programa do Ford GT.
O filme “Ford x Ferrari” mostrou a vitória do Ford GT nas 24 horas de Daytona em 1966 com os pilotos Ken Miles e Lloyd Ruby que lideraram a corrida que a Ford dominou com o 1º, 2º, 3º e 5º lugares, dando início a uma temporada mágica para o Ford GT40 MK II, que venceu também em Sebring e Le Mans (1º, 2º e 3º). Esta edição Heritage é a primeira a homenagear uma vitória que não ocorreu em Le Mans.
“Miles e Ruby lideraram quase todas as voltas da prova e abriram uma diferença de 48 km sobre os concorrentes”, diz Severson. “Foi a primeira vez que alguém ameaçou o domínio da Ferrari na categoria de esportivos e representou uma virada no programa do Ford GT.”
Para os interessados, as entregas começam no início de 2021 e o fim da produção será em 2022 nos Estados Unidos.