Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Em Silverstone, F1 comemora 70 anos; como começou minha relação com ela?

por Claudio Carsughi 07/08/2020
por Claudio Carsughi 07/08/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
GP de Silverstone de Fórmula 1 em 1950

Foto: Reprodução

Devido à pandemia, o calendário da F1 teve que ser totalmente reformulado e na busca por locais seguros – embora sempre sem a presença de público – algumas corridas foram programadas para dois domingos seguidos, no mesmo circuito. Foi o que vai acontecer neste domingo em Silverstone, onde a F1 vai correr novamente, após te-lo feito domingo passado, com a vitória de Hamilton e sua Mercedes.

O prognóstico, por sinal, é o mesmo, com o piloto inglês ganhando as honras de favorito e a Red Bull do holandês Verstappen se colocando como principal adversário, caso ocorra algum defeito na Mercedes. Para a Ferrari, cujo carro mostrou claramente não ser competitivo, fica a esperança de uma ajuda da sorte para obter um bom resultado. “Não somos competitivos para aspirar a uma vitória” – declarou aliás recentemente o chefe da equipe Mattia Binotto – e isto retrata fielmente a situação técnica atual da Formula 1.

Tecnicamente a corrida deste domingo, que levará, pela primeira vez na história, um nome totalmente diferente daquele relativo à localidade onde será disputada (chamar-se-á GP 70º Aniversário) se diferenciará pela decisão da Pirelli de levar pneus mais macios. Isto deixa prever, para o acerto dos carros, a escolha de uma menor pressão aerodinâmica e a possibilidade de tornarem-se necessários 2 pit-stops em lugar de um só.

Carsughi e Emerson Fittipaldi

Entrevistando Emerson Fittipaldi na F1 para a Jovem Pan na década de 70 ao lado de Aluane Neto. (Foto: Acervo pessoal)

Aliás, Silverstone para mim representa o começo oficial, em sentido profissional, de minha relação com a F1, embora já em 1948 e 1949 tivesse seguido a temporada argentina. Naqueles anos, com efeito, desfrutando da popularidade de ídolos em ascensão como Juan Manuel Fangio e Froilán Gonzales, os principais pilotos europeus vinham à Argentina (e depois ao Brasil, em Interlagos e na Gávea) para algumas corridas no inverno europeu. Entre eles, destaque total para Nino Farina, com Alfa Romeo 3.000 (igual à possuída pelo brasileiro Chico Landi) e Luigi Villoresi, com Maserati 1.500.

Antes disso, minha relação com o automobilismo de competição era apenas a de uma criança que, levada pelas mãos do pai, ia ao autódromo de Monza torcer pelo ídolo (não só meu, mas de milhões de italianos) Tazio Nuvolari.

Assim, meu julgamento profissional sobre os pilotos que vi em ação começa nessa época, e não antes. E é por isso que coloco o argentino Juan Manuel Fangio como o maior de todos, único a sagrar-se campeão mundial, na conquista de seu derradeiro título, em 1957, com um carro inferior aos rivais. Com efeito, é indiscutível que as Alfa Romeo 159 eram melhores que a Maserati 250F de que dispunha Fangio. Além de ter que enfrentar não apenas um único adversário, mas um timaço composto pelos britânicos Collins e Hawthorn, pelo francês Trintignant, pelo alemão Von Trips, pelo espanhol De Portago e pelos italianos Musso, Perdisa e Castellotti.

BinottoF1FerrariFórmula 1HamiltonMercedesRed BullsilverstoneVerstappen
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Chegou o Ford Territory; conheça todos os detalhes e avaliação desse novo SUV
Próximo
Noite terrível de Varane e brilhante de Gabriel Jesus

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?