Observando um espaço crescente no mercado para um SUV médio, a Ford aumentou sua gama, colocando entre o Ford EcoSport e o Ford Edge o novíssimo Ford Territory. Para esse lançamento, a Ford rodou mais de 103 mil km na América do Sul para validar a produção dele, passando pelos mais diferentes tipos de solo, temperatura, altitude, entre outros.
Surgiu então o Ford Territory, que havia sido apresentado como conceito no Salão do Automóvel de 2018 e fez sua primeira aparição pública no Rock in Rio de 2019, evento que passou a ser patrocinado pela Ford.
Produzido na China e importado para o Brasil, vem todo o luxo e requinte que a Ford está acostumada a colocar em seus carros topo de linha. Ele lembra muito o Ford Edge, tendo faróis e e assinatura diurna em LED, rodas de liga-leve aro 18″, pneus 235/50, teto solar panorâmico elétrico, luzes de aproximação abaixo dos retrovisores que iluminam o chão, maçanetas cromadas e porta-malas de 348 litros até o porta pacotes, 693 litros com o rebatimento dos dois bancos e 1.120 litros com o rebatimento dos bancos até o teto.
Seus principais concorrentes, diretos são o Jeep Compass e o VW Tiguan e para encará-los, tem o maior espaço interno da categoria, graças a um entre-eixos de 2.716 mm. As dimensões dele são 4.580 mm de comprimento, 1,936 mm de largura e 1.674 mm de altura e pesa 1.632 kg.
A abertura do porta-malas é por acionamento elétrico, mas por exemplo, não vem com a possibilidade de abrir passando o pé embaixo do mesmo ou fechar através de um botão como em alguns concorrentes e no próprio Edge.
O motor é o conhecido 1.5 litros Ecoboost turbo, que equipa por exemplo o Ford Fusion. Desenvolve potência máxima de 150 cv a 5.300 rpm e tem como torque máximo 22,9 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm. A tração é dianteira, suspensão dianteira é Mc Pherson Muktilink e atrás, Multilink, com freios a disco ventilados na frente e sólidos na parte de trás.
Como é feito na China, um país de temperaturas extremas, traz a possibilidade de aquecimento ou resfriamento dos bancos dianteiros, tanto do motorista quanto do passageiro, oferecendo conforto com requinte. A partida remota também está presente nesse Ford Territory, inclusive com climatização, oferecendo a possibilidade de esquentar ou esfriar a cabine trazendo conforto para seus ocupantes.
No quesito segurança, ele vem com piloto automático adaptativo, câmera 360 graus com visualização panorâmica, alerta de mudança de faixa, controle de estabilidade, monitoramento de ponto cego, alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência e park assist, o sistema que encontra a vaga e estaciona o carro paralelamente ou perpendicularmente, girando o volante sozinho, o motorista só precisa segurar o carro no freio do pé para estacionar corretamente. O painel oferece três tipos de personalização chamadas de clássico, esportivo e fashion, vale ver qual configuração agrada mais ao motorista.
A transmissão é CVT e simula oito velocidades e o rodar é extremamente macio e confortável. O sistema Sync Touch está embarcado na tela de 10,1, a maior da categoria, e traz um ajuste muito diferente e inteligente, permitindo ao usuário personalizar qual tela quer que fique em evidência e qual, em segundo plano, mostrando quatro telas aos mesmo tempo. Através de um losango virtual que fica no meio, o motorista pode arrastá-lo para onde quiser, privilegiando a informação que julga ser mais relevante. O carregamento do celular pode ser feito por indução, dispensando cabos, apenas apoiando seu telefone sobre a area demarcada abaixo do multimídia.
Além disso traz uma série de personalizações e funções, uma delas é poder escolher a iluminação ambiente do habitáculo, com uma ampla gama de cores. Outra função nova é a conexão do sistema Apple Car Play sem a necessidade de fio, mas para o Android Auto, é necessário o uso do cabo para espelhamento do smartphone. Na frente ele tem duas entradas USB e atrás tem uma para os passageiros, além de saída de ar-condicionado para os ocupantes traseiros.
A Ford fez uma parceria com a blindadora Leandrini e oferece a blindagem premium nível 3-A, homologada pela marca e que proporciona três anos de garantia para os itens modificados e cinco anos para o material da blindagem.
As versões disponíveis no Brasil serão a SEL com o preço de R$ 165.900,00 e a Titanium com preço de R$ 187.900,00.
Vamos ter uma boa briga de mercado, a pré-venda começa hoje, dia 07 de agosto e vai até dia 31 do mesmo, com 250 unidades disponíveis e o Ford Territory pode ser reservado com um adiantamento de R$ 5.000,00. Para quem optar por usar o financiamento, as parcelas serão pela metade até 2022 ou terão taxa especial.