O futuro já é hoje para quem fabrica carros e precisa sempre estar à frente para não perder market share. Todas as marcas estão caminhando rumo à eletrificação especialmente na Europa, Estados Unidos e Ásia e no nosso país o primeiro caminho eficaz para nossas condições são as soluções híbridas ou híbridas plug-in.
A General Motors (GM), dona da marca de luxo Cadillac, vai lançar em 2022 seu primeiro carro elétrico, o Cadillac Lyriq, que deverá ter em torno de 480 km de autonomia na versão mais potente e um painel de 33 polegadas que engloba desde o painel de instrumentos até o mídia kit ou sistema de entretenimento. Será o primeiro carro a ser construído na plataforma modular elétrica da GM e terá cerca de 4,80 m metros de comprimento.
O Lyriq oferece carregamento rápido de 150 kW e corrente contínua. Ele é eletrificado pelo sistema de baterias chamado pela marca de Ultium e utiliza uma mistura de alumínio, manganês, cobalto e níquel que oferece aproximadamente 100 kW/h de energia para entregar performance. A GM reduziu em 70% o cobalto das baterias.
Os destaques de desempenho e tecnologia incluem opções de carregamento que atendem a uma variedade de preferências para casa, local de trabalho e na estrada – incluindo taxas de carregamento rápido DC acima de 150 quilowatts e taxas de carregamento de Nível 2 de até 19 kW2 além de configurações de tração traseira e tração nas quatro rodas de desempenho.
O Lyriq oferecerá a versão aprimorada do Super Cruise3, o primeiro recurso de assistência ao motorista verdadeiramente hands-free da indústria, disponível em mais de 200.000 milhas de estradas habilitadas e recentemente atualizado para incluir mudança de faixa sob demanda. Oferecerá ainda novas tecnologias, como head-up display com realidade aumentada de plano duplo e auto-estacionamento remoto.
“O LYRIQ foi concebido para tornar cada viagem estimulante e aproveita mais de um século de inovação para conduzir a marca a uma nova era, enquanto recompensa os passageiros com uma experiência mais pessoal, conectada e envolvente”, disse Jamie Brewer, engenheiro-chefe do Cadillac LYRIQ. “Para fazer isso, desenvolvemos uma arquitetura específica para VEs. Não é apenas um EV excepcional, mas antes de mais nada, um Cadillac. ”
Segundo o presidente da GM América do Norte, Steve Carlisle, a Cadillac, com o Lyriq, dará início a uma “redefinição do luxo americano”.