O mais novo lançamento da Volkswagen chama-se Nivus, um SUV, cupê e crossover. Ele é produzido na fábrica da marca, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), sobre a mesma plataforma modular MQB20 e foi desenvolvido de forma 100% digital, ou seja, não foi feito nem um protótipo físico. Isso se deu graças ao uso da tecnologia que oferece soluções precisas usando RA (realidade aumentada) e VR (realidade virtual).
O motor do VW Nivus é o conhecido 1.0 três cilindros turbo com injeção direta de combustível, de 200 Nm de torque a partir de 2.000 rpm. É um motor bem esperto, trepida um pouco por ser três cilindros mas tem um ótimo desempenho e consumo, tanto na cidade quanto na estrada.
A tecnologia está presente no VW Nivus desde sua concepção até seu interior, com o exclusivo sistema VW Play, o multimídia da marca que proporciona uma real interação do motorista com o carro. Instalado numa tela de 10 polegadas, vem de série na versão que avaliamos, a Highline e pode ser colocado na versão Comfortline por R$ 3.520,00.
Dentro dele você pode acessar à internet do seu smartphone e ficar conectado pelo tempo que desejar, usando as funções que ele oferece, como acessar o Waze diretamente sem fio se o sistema for Apple Car Play, usar o Deezer que oferece mais de 56 milhões de músicas, usar os 10 giga de memória para salvar podcasts, músicas, vídeos, enfim, tudo que você desejar.
E ainda, através das parcerias que a Volkswagen estabeleceu, pedir comida pelo iFood, usar a rede Estapar para estacionar ou usar a Zona Azul, pedir um guincho pela Porto Seguro, entre outras. A tecnologia veio para ficar e o Volkswagen Nivus é prova disso!