Como seria impossível trazer Guardiola à Gávea, o mais viável foi ir atrás de seu maior discípulo. O Flamengo oficializou a contratação de Dómenec Torrent, que foi auxiliar de Pep por 10 anos (de 2008 a 2018, participando do projeto que levou ao Barcelona dois títulos da Liga dos Campeões).
A expectativa é de que o catalão dê continuidade ao trabalho de Jesus e que, aos poucos, vá implementando seus conceitos. O briefing passado ao novo treinador pela diretoria é de trabalhar com o estilo ofensivo, que deu bons resultados ao Flamengo durante a passagem do português.
Este será o maior desafio da carreira de Torrent. Antes de ser auxiliar de Guardiola, havia treinado clubes mais modestos da Catalunha. Recentemente, esteve no comando do New York City, sua única experiência como treinador após trabalhar com Pep.
Sabemos que o estilo de Torrent é semelhante ao do técnico do Manchester City, mas certamente haverá boas diferenças. O próprio Guardiola precisou mudar seu estilo e se adaptar ao futebol alemão e ao futebol inglês. Dome, como prefere ser chamado, também deverá se adaptar ao futebol brasileiro.
Não dá para dizer que o Flamengo será o time do tiki-taka. Ainda é cedo para traçar previsões ou avaliar um treinador que ainda é desconhecido por aqui; mas esperamos que mais um estrangeiro possa trazer melhorias ao futebol brasileiro.