Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaPorsche

Porsche ganha 30 cv a mais com impressora 3D

por Claudio Carsughi 27/07/2020
por Claudio Carsughi 27/07/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Porsche 911 GT2 RS

Foto: Divulgação/Porsche

A Porsche continua sem parar em busca de melhorias para seus carros. Assim, após testar a impressora 3D para realizar assentos e peças de reposição para seus modelos antigos, de coleção, agora, com o mesmo processo, chegam novos pistões que prometem melhor rendimento aos carros atuais.

Com uma nova e avançada técnica de impressão 3D a Porsche construiu novos pistões para seu modelo 911 GT2 RS, o mais potente carro já fabricado pela montadora alemã. Com esses novos pistões, a Porsche assegura ter conseguido um incremento de potência de nada menos que 30 cv, isto num motor que já tinha nada menos que 700 cv.

Pistões do Porsche 911 GT2 RS

Foto: Divulgação/Porsche

O sistema de impressão 3D utilizado pela Porsche foi desenvolvido em colaboração com a Mahle e a fabricante de impressoras Trumpf. Ele se baseia em pó de metal fundido e moldado com laser, o que permite plasmar formas, inclusive minúsculos detalhes, com extrema precisão. O que seria impossível de se obter com as normais técnicas de forjar.

A milimétrica precisão do laser permite obter pistões 10% mais leves que os tradicionais, além de criar partes inéditas acima e dentro o corpo dos pistões, entre os quais um caminho especial pelo qual o óleo passa pela parte interna do coroa. Isto traz um mais eficiente resfriamento do conjunto durante seu funcionamento. Assim obtém-se uma maior velocidade de rotação e portanto, com mais rpm, obtém-se mais potência.

O motor boxer biturbo 6 cilindros de 3,8 litros do Porsche 911 GT2 RS aumenta, portanto, de 700 cv para 730 cv, com óbvio incremento do desempenho do carro.

impressão 3Dpistõesporsche
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Corinthians garante vaga no mata-mata do Paulista
Próximo
Chevrolet S10 celebra 25 anos e chega renovada a partir de R$ 125.390

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência