A Porsche continua sem parar em busca de melhorias para seus carros. Assim, após testar a impressora 3D para realizar assentos e peças de reposição para seus modelos antigos, de coleção, agora, com o mesmo processo, chegam novos pistões que prometem melhor rendimento aos carros atuais.
Com uma nova e avançada técnica de impressão 3D a Porsche construiu novos pistões para seu modelo 911 GT2 RS, o mais potente carro já fabricado pela montadora alemã. Com esses novos pistões, a Porsche assegura ter conseguido um incremento de potência de nada menos que 30 cv, isto num motor que já tinha nada menos que 700 cv.
O sistema de impressão 3D utilizado pela Porsche foi desenvolvido em colaboração com a Mahle e a fabricante de impressoras Trumpf. Ele se baseia em pó de metal fundido e moldado com laser, o que permite plasmar formas, inclusive minúsculos detalhes, com extrema precisão. O que seria impossível de se obter com as normais técnicas de forjar.
A milimétrica precisão do laser permite obter pistões 10% mais leves que os tradicionais, além de criar partes inéditas acima e dentro o corpo dos pistões, entre os quais um caminho especial pelo qual o óleo passa pela parte interna do coroa. Isto traz um mais eficiente resfriamento do conjunto durante seu funcionamento. Assim obtém-se uma maior velocidade de rotação e portanto, com mais rpm, obtém-se mais potência.
O motor boxer biturbo 6 cilindros de 3,8 litros do Porsche 911 GT2 RS aumenta, portanto, de 700 cv para 730 cv, com óbvio incremento do desempenho do carro.