O campeonato mundial de Fórmula 1 finalmente está começando e os treinos deste sábado ratificaram aquilo que tínhamos visto ontem: a Mercedes é sempre o melhor carro e a Red Bull é seu mais direto adversário. Para a Ferrari fica, ao menos até o GP da Hungria, quando deverá estrear um importante pacote de modificações, uma posição no resto do pelotão. E para seus pilotos, uma luta interna entre Leclerc, que é a grande esperança para o imediato futuro, e Vettel que está iniciando sua derradeira temporada em Maranello, pois seu contrato, que vence no fim do ano, não será renovado.
Neste sábado, Leclerc levou a melhor, obtendo o 7º lugar no grid de largada enquanto Vettel foi eliminado já no Q2, ficando com a 11ª posição.
A surpresa foi dada pelo finlandês Bottas, que obteve sua terceira pole-position neste circuito de Zeltweg em que se disputa o GP da Áustria. Ele superou, por escassos 12 milésimos de segundo, o favorito Hamilton, que assim largará em segundo lugar, o que deixa prever uma luta acirrada entre os dois pilotos da Mercedes desde a largada.
A esta luta tentará tomar parte também o holandês Verstappen que, com sua Red Bull, aparece como único piloto em condições de eventualmente lutar com os dois favoritos. Todos os demais deverão se limitar a disputar posições fora do pódio, com uma menção especial para o jovem Lando Norris, que está ratificando a boa impressão deixada no ano passado e deverá se constituir, no imediato futuro, num dos principais protagonistas da categoria.
Confira abaixo o resultado completo do treino classificatório para o GP da Áustria: