Acaba de chegar ao mercado mais uma opção de SUV, o Mitsubishi Outlander Sport, produzido na fábrica da HPE Automotores na cidade de Catalão (GO). Ele entra na linha como a opção acima da versão ASX, já estando disponível para compra em todas as concessionárias da marca, categorizado como utilitário esportivo premium, nas versões GLS, HPE 2WD e HPE AWD. Além do ASX e do Outlander, a HPE produz também o Eclipse Cross, L200 Triton, Pajero Full e Pajero Sport.
Fernando Julianelli, CMO da marca,fala sobre esse lançamento: “O mercado de SUVs é atualmente responsável por um a cada quatro veículos emplacados no País. Nesse contexto, o Outlander Sport é extremamente completo, traz o design mais avançado da Mitsubishi Motors e chega para ser um dos mais vendidos. O Outlander Sport é mais uma opção de compra para os nossos clientes no segmento que mais cresce no Brasil”.
Com relação ao visual, o Mitsubishi Outlander Sport vem com a grade dianteira e o para-choque redesenhados, além das duas peças em formato de bumerangue que unem a grade, luzes auxiliares, para-choques e faróis, que vem com iluminação em Full LED e rodas diamantadas de 18″.
Para abrir o veículo, basta usar a chave presencial, equipamento de série e acionar o motor através de botão. Desde a versão de entrada, a GLS, o carro vem com direção elétrica, ar-condicionado automático, duplo airbag frontal, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), assistente de emergência (BAS), Brake Override System (BOS), que atua nos pedais durante as frenagens, assistente de saída em rampas (Hill Start Assist System – HSA), ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, ajuste de altura do facho principal dos faróis, vidros elétricos nas quatro portas, travamento automático das portas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré.
A nova central multimídia tem tela touch screen de 7 ou de 9 polegadas – dependendo da versão – da marca JBL tem respostas ágeis, gráficos de alta resolução e oferece Bluetooth, tomada USB e as interfaces Google Android Auto e Apple CarPlay, tudo em português brasileiro. Nas versões HPE, o sistema traz ainda comando de voz e GPS nativo.
Para as versões de topo foram colocados bancos de couro com opção bicolor(preto e bege), ajustes elétricos para o motorista, aquecimento dos bancos dianteiros, full airbags (bolsas frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista) entre outros features.
O motor do Mitsubishi Outlander é 2.0 16v flex de quatro cilindros com bloco de alumínio, com duplo comando de válvulas com abertura e fechamento variáveis na admissão e no escape. Ele produz 170 cv de potência quando abastecido com etanol e 160 cv com gasolina a 6000 rpm. E o torque é de 23 kgf.m com etanol, e de 22 kgf.m com gasolina, ambos a 4.250 rpm.
Por ser um legítimo 4×4 o sistema opera de forma automática adaptando o carro às condições do ambiente, alternando quando o sistema eletrônico reconhece como necessário, a distribuição de energia entre os eixos dianteiro (4×2) e traseiro (4×4). Quando o ambiente é off-road a distribuição chega a ser 50/50, para conseguir superar os obstáculos. Esses são os modos para condução:
– 2WD: Modo para condução em rodovias normais, secas e asfaltadas; tração nas rodas dianteiras.
– 4WD Auto: Modo padrão que controla automaticamente a distribuição de torque para as 4 rodas, de acordo com as condições de direção.
– 4WD Lock: Modo para condições escorregadias, quando o veículo trafegar por vias de areia, terra ou neve. A grande quantidade de torque aplicado aos pneus traseiros permite sair de áreas escorregadias, e a força de tração possibilita atravessar trechos off-road mais exigentes.
Confira os preços de todas as versões:
Outlander Sport GLS 2WD – R$ 119.990
Outlander Sport HPE 2WD – R$ 132.990
Outlander Sport HPE AWD – R$ 138.990