A Jeep anunciou nessa última segunda feira através de apresentação digital os “Jeep com menos consumo de sempre”, os dois modelos eletrificados da marca. O motor à combustão alimentado com gasolina tem 1.3 litros turbo de quatro cilindros gerando potências de 130 cv e 180 cv (Renegade e Compass) respectivamente, no eixo dianteiro. O motor elétrico de 60 cv gera potência para o eixo traseiro estando acoplado a uma bateria de 11,4 kWh que permite ter uma autonomia no modo 100% elétrico de 50 km com velocidade máxima de 130 km/h. No modo híbrido, a velocidade máxima é de 200 km/h, resultado da potência conjunta que é de 190 cv para o Renegade e 240 cv para o Compass.
Ambas versões Jeep se chamam 4xe, que significa “eficiência”. Os novos Jeep Renegade e Jeep Compass híbridos plug-in tem consumo de 50 km/l e emissões de CO2 abaixo dos 50 g/100km no modo híbrido. A caixa de transmissão é nova, automática de seis velocidades e o controle de tração Jeep Select-Terrain está presente para todas as formas de condução gerindo a tração integral híbrida com dois níveis, 4WD e 4WDLow, adaptada à terrenos mais duros. Existe ainda um outro modo de condução chamado E-Save, que pode manter a carga de eletricidade durante o uso com motor à combustão (forma passiva) ou pode ser utilizado para carregar a bateria. Ao frear ou desacelerar, ocorre a recuperação cinética.
Tanto o Jeep Renegade como o Jeep Compass vem com visor colorido TFT de 7″ no painel e o sistema NAV Uconnect com tela tátil de 8,4″ e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. No quesito segurança, incluem monitor de ponto cego, câmera de ré com “Park View”, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
Para carregar a bateria pode ser utilizado o easyWallbox, que otimiza para 7,4 kW o carregamento completo em menos de duas horas, ou uma tomada doméstica, que em menos de cinco horas carrega até 2,3 kW. Agora no mês de julho começam as encomendas com preços a partir de € 44.700 para o Jeep Compass 4xe e a entrega começa em setembro. No segundo semestre de 2021, ambos devem chegar ao Brasil, ainda sem preço definido.