A Ford apresentou nos Estados Unidos um protótipo desenvolvido entre a Ford Performance e a RTR Vehicles (um preparador liderado pelo campeão de drift Vaughan Gttin Jr.), chamado de Mustang Mach-E 1400 Prototype.
Tendo o Mustang Cobra Jet 1400 elétrico como exemplo, o Mustang Mach-E 1400 deve gerar mais de 1.400 cv de potência e para isso ele conta com sete motores, três ligados ao diferencial dianteiro e quatro ao diferencial traseiro, encontrando-se sobrepostos. A utilização de um único eixo de transmissão para ligar os diferenciais, permite qualquer tipo de condução, do “drifting” até corridas em circuito.
O trem de força e o chassi estão configurados para testar diferentes layouts e seus efeitos no consumo e desempenho, incluindo tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas. A potência pode ser direcionada totalmente para a frente ou a traseira, ou dividida. O “downforce” será de mais de 1.000 kg a 270 km/h.
A bateria é de 56,8 kWh, feita de células de níquel, manganês e cobalto e pode ser dividida uniformemente entre a frente e a traseira do veículo ou totalmente para um lado ou para o outro.
A frenagem (freios da Brambo), permite ao Mustang Mach-E 1400 recuperar energia e tem combinado a esse sistema, freio de mão hidráulico que favorece o drift. Como é um protótipo, tem o capô feito com materiais provenientes de fibras orgânicas e o resto do carro é feito em fibra de carbono.
A estreia ao público do Mustang Mach-E 1400 será no próximo evento da Nascar Cup Series.
O investimento da Ford é de mais de US$ 11,5 bilhões em veículos elétricos em todo o mundo, incluindo o Mustang Mach-E elétrico, que chega ao mercado norte-americano no final deste ano.