O Ford Bronco é um veículo que foi produzido pela Ford entre os anos de 1966 a 1996, contando com cinco diferentes gerações. No Brasil, chegaram apenas 12 unidades dele entre 1966 e 1967 como doação do governo americano ao IBGE. Ele ficou muito conhecido no ano de 1994 quando o ex- jogador de futebol americano e ex-ator O.J. Simpson o usou para fugir, pois foi acusado de ter assassinado sua ex-esposa Nicole Brown Simpson e seu amigo Ronald Goldman na própria residência na cidade de Los Angeles, Califórnia. Cabe ressaltar que ele foi absolvido após um longo julgamento.
Agora a Ford apresentou nos Estados Unidos a nova geração 2021, com versões de duas e quatro portas e ainda o Ford Bronco Sport, repletos de novas tecnologias embarcadas.
“Criamos a família Bronco para elevar todos os aspectos da aventura off-road, com o melhor chassi da categoria e tecnologias exclusivas que elevam o padrão no segmento 4×4”, diz Jim Farley, executivo chefe de operações da Ford. “Eles combinam a robustez de uma picape Série F e o espírito de performance do Mustang – embalados em um dos designs mais impressionantes e funcionais do off-road, fiel ao DNA original do Bronco”.
O novo Ford Bronco 2021 tem vão livre do solo de 294 mm e capacidade de imersão de até 850 mm e traz novas tecnologias de mapeamento e direção, além da tração nas quatro rodas que conta com o exclusivo sistema G.O.A.T. Modes, que é um sistema de gerenciamento de terreno com sete modos: Normal; Eco; Esporte; Escorregadio e Areia; além de Baja, Lama/Barranco e Escalada de Pedra.
Ele vem com dois sistemas 4×4 com configuração básica, que usa uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades conhecida como “shift-on-the-fly”, ou avançada com caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com seleção automática da tração 4×2 e 4×4.
Ainda com relação ao novo conjunto de tecnologias off-road, ele tem o Trail Control – controle de cruzeiro em baixa velocidade; o Trail Turn Assist, vetor de torque que aumenta o giro no fora de estrada; e o inovador controle de aceleração/frenagem para subidas em rocha.
Para os modelos de duas e quatro portas foi colocada a suspensão dianteira independente e eixo sólido com molas helicoidais na traseira, barra estabilizadora hidráulica semiativa e pneus off-road de 35 polegadas, inéditos no segmento, são disponíveis como opcionais. Os passageiros são protegidos por um gaiola de aço de alta resistência com airbags de cortina integrados, além de airbags dianteiros. Ele deve chegar ao Brasil em 2021 porém não se sabe ainda em qual versão.
A motorização pode ser motor EcoBoost V6 2.7, com 314 cv e torque de 55 kgfm, ou EcoBoost 2.3 de quatro cilindros, com 274 cv e 42,8 kgfm. Há também duas opções de transmissão: a inédita manual de sete velocidades com sistema 4×4 sob demanda e a automática SelectShift de 10 velocidades.
Outra grande novidade da linha para 2021 é o Bronco Sport, o irmão menor da família que tem o maior vão livre do solo, ângulos de entrada e saída, capacidade de submersão na água e proteção contra obstáculos. Vem também equipado com Trail Control para controle de cruzeiro em baixa velocidade e o sistema de gerenciamento de terreno G.O.A.T. Modes, com sete modos de rodagem. A suspensão independente na dianteira e na traseira alia desempenho e conforto
A motorização para ele pode ser 2.0 com 248 cv e torque de 38 kgfm para off-road em alta velocidade, e o EcoBoost 1.5, com 183 cv e torque de 26 kgfm. Ambos são equipados com transmissão automática de oito velocidades e pneus todo-terreno de 28,5 polegadas. Será apresentado em cinco versões e terá mais de 100 opções de acessórios.