O início do Campeonato Mundial de Fórmula 1 mostrou que, ainda nesta temporada, a Mercedes será o carro a ser batido, com a Red Bull como maior adversária e a Ferrari sendo, ao menos por enquanto, apenas a terceira força. No circuito austríaco de Zeltweg, praticamente a “casa” da Red Bull, as “estrelas prateadas” dominaram desde os treinos e só nao fizeram a “dobradinha” porque Hamilton, que ocupava o segundo lugar, foi penalizado com 5 segundos e caiu do segundo para quarto lugar.
A corrida não teve história quanto à vitoria, desenhada a favor de Bottas desde o início dos treinos, mas foi marcada por nada menos que 3 interrupções, com entrada do safety-car. Isto deu maior interesse à prova, mas não mudou o resultado final, anulando nessas oportunidades a vantagem que Bottas acumulara até então. Para o finlandês este início de campeonato serviu para apagar a imagem de “fiel escudeiro” de Hamilton que ele tinha até então. Mas claramente não se sabe se isso foi episódico ou anuncia um equilíbrio com o mais famoso companheiro de equipe.
Com a pandemia que assola o mundo todo, a proxima etapa deste mundial terá lugar no mesmo circuito austríaco, já no proximo domingo. Veremos então se teremos novidades. Por ora, fica a constatação que a Ferrari ganhou um segundo lugar que caiu do ceu e que até o GP da Hungria, onde apresentará um pacote de novidades, a situação nao deverá mudar.
Quanto aos pilotos vale destacar os contínuos progressos de Norris, auxiliado por uma McLaren em clara evolução, enquanto Verstappen, obrigado a abandonar na 11ª volta por problemas mecânicos, estará claramente ansioso por uma revanche.
A corrida terminou com apenas 11 pilotos. Os outros 9 abandonaram as pistas por diversos problemas, tanto mecânicos quanto incidentes. Confira como foi o resultado geral da prova: