O GP da Estíria, que uma semana depois repetiu o disputado domingo passado no mesmo circuito de Spielberg, ganhou como destaque o verdadeiro desastre da Ferrari.
A double disaster for Ferrari on Lap 1 of the Styrian Grand Prix ?
Vettel and Leclerc collide – and within minutes both are back in the garage#AustrianGP ?? #F1 pic.twitter.com/yMs3rvPfa8
— Formula 1 (@F1) July 12, 2020
Com efeito, na primeira volta Leclerc bateu em Vettel pondo fora da corrida o companheiro de equipe e ele mesmo, na 5ª volta, sendo obrigado a abandonar. Com isto, que certamente provocará muita discussão no seio da equipe chefiada por Mattia Binotto, o GP perdeu uma de suas atrações, pois aguardava-se com curiosidade o que a equipe italiana poderia fazer. Isto após dois dias de treinos em que os carros de Maranello jamais mostraram ser competitivos a nível dos melhores. Aliás vale dizer que, com absoluta sinceridade, logo Leclerc assumiu a culpa do acontecido, o que, convenhamos, não é muito comum na Fórmula 1.
Assim, o que se viu foi a absoluta superioridade da Mercedes, à exemplo do acontecido em outros GPs, com Hamilton ratificando sua condição de líder da equipe e Bottas sendo seu fiel escudeiro. Aliás, coube a Bottas movimentar a segunda parte da corrida, numa emocionante perseguição a Verstappen, para finalmente alcançar o segundo lugar e assim ratificar mais uma dobradinha da firma alemã.
O piloto-destaque deste GP foi Sergio Perez, que largou em 17º, fez brilhantes ultrapassagens e terminou a prova em 6º. Carlos Sainz, da McLaren, fez a volta mais rápida com 01:05.619 na volta 68.
Para Hamilton, esta foi a 85ª vitória de sua brilhante carreira e mais um degrau na escada que fatalmente o levará, mais cedo ou mais tarde, a superar a marca dos 7 títulos mundiais de Schumacher. Atualmente o inglês tem 6 contra 7 do alemão e tanto sua idade como o potencial da Mercedes, que não encontra rivais, justificam amplamente este prognóstico.
O mundial de F1 voltará às pistas já no próximo domingo, com a disputa do GP da Hungria, onde a Ferrari promete estear um novo pacote aerodinâmico que, nas esperanças dos técnicos, deveria melhorar bastante o rendimento do carro. Vale aguardar…
Confira a classificação completa do GP da Estíria: