Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Começa o mundial de Fórmula 1

por Claudio Carsughi 03/07/2020
por Claudio Carsughi 03/07/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Sebastian Vettel e seu carro Ferrari no GP da Áustria de Fórmula 1

Foto: Reprodução/ferrari.com

Finalmente (este advérbio nunca calhou tão bem) começa, neste domingo, o campeonato de Fórmula 1. E será um mundial diferente de tudo quanto vimos desde 1950 até nossos dias, a começar pelo fato de que, já na sua largada, termos, no mesmo circuito, dois GPs seguidos.

Assim, neste domingo disputa-se o GP da Áustria e, no domingo sucessivo, o mesmo circuito sediará o denominado GP da Estíria (ou Steiermark, em alemão), numa duplicidade que tornou possível estabelecer este número mínimo (pelo menos até hoje) de 8 corridas. Um número que permite atingir o limite mínimo estabelecido com a televisão, fonte de renda cada vez mais importante para a Fórmula 1 já que não teremos, ao menos por ora, presença de público nos autódromos.

Mercedes no treino livre do GP da Austria

Foto: Reprodução/Twitter @MercedesAMGF1

Se tudo isso constitui uma novidade, não se pode dizer o mesmo com relação às forças em disputa. Os treinos, por sinal, deixaram claro que a Mercedes, com Hamilton líder e Bottas como seu fiel escudeiro, está um degrau acima das demais equipes. E apenas a Red Bull, com Verstappen, poderá, em algumas oportunidades, fazer-lhe frente enquanto a Ferrari fica, desde já, relegada à posição de terceira força. E sem qualquer chance de progredir, já que as carências de seu projeto, em termos de grip aerodinâmico, são claras e sua drástica redução implicaria numa igualmente drástica redução da velocidade máxima.

Quanto à disputa entre os pilotos, deixando de lado Mercedes e Red Bull, onde os números 1 estão perfeitamente definidos, será muito interessante ver como vai se comportar Vettel na Ferrari. Esta, como se sabe, será sua última temporada com o carro de Maranello, e a seu lado estará Leclerc, em que a direção da equipe italiana deposita muitas esperanças para o imediato futuro.

Assim é bom, para quem a partir de domingo ficará à frente da TV, preparar-se para ver – e aplaudir – mais uma temporada de Fórmula 1 de absoluto domínio do time da estrela solitária. Embora uma torcida contrária seja perfeitamente admissível (e, em certos casos, até lógica) mas absolutamente irreal.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Circuito Red Bull Ring

Fotos: Reprodução/steiermark.com e Divulgação/Pirelli

– O Red Bull Ring, o descendente do famoso Österreichring, consiste em uma volta curta, mas cheia de ação, com asfalto liso com muitas subidas e descidas. É tudo sobre tração e frenagem: além de evitar o tráfego na qualificação. A volta curta também significa que a diferença de desempenho entre os compostos deve ser muito pequena.
– Com ambas as corridas sendo realizadas no início de julho, a temperatura ambiente deve ser alta. No entanto, a localização da pista nos alpes significa que o clima variável também pode se tornar uma possibilidade.
– No passado, esta prova tem sido tradicionalmente marcada por ser de apenas uma parada nos boxes. A maioria das curvas é para a direita, mas as duas mais exigentes são, na verdade, para a esquerda: o que significa que os pneus entram nelas relativamente frios cada vez.
– O circuito localizado em Spielberg gerou bolhas em pneus nas edições passadas, especialmente quando estava mais quente. Em 2019, com a introdução da especificação dos pneus para aquele campeonato, esse fenômeno foi bastante reduzido. Isso aconteceu particularmente no eixo traseiro, mesmo que as temperaturas tenham sido consideravelmente mais altas do que as enfrentadas em 2018.

F1FerrariFórmula 1HamiltonLeclercMercedesMundial F1Red BullVerstappenVettel
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Mercado de carros novos cresce 93,5% em junho; VW T-Cross entra no Top 3
Próximo
Mudanças e confirmações nas ligas europeias após a pandemia

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?