Muito se especulou sobre a chegada desse carro e finalmente ela aconteceu. O novo BMW iX3 será produzido na China, através da joint venture com a Brilliance e ele será um concorrente direto para o Audi E-tron, o Jaguar I-Pace e a Mercedes EQC. Totalmente elétrico, será a estreia da quinta geração da tecnologia eDrive que está presente nesse carro.
Um dos chamarizes desse SUV, o BMW iX3 é a autonomia que pode chegar a 460 km de acordo com o ciclo WLTP. Para quem não sabe, ciclo WLTP (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos) é um protocolo de homologação de carros novos para toda a União Europeia que define novos testes e procedimentos para medir o consumo de combustível, emissões de CO2 e os poluentes regulamentados para automóveis. Ele veio substituir o antigo protocolo, NEDC, introduzido em 1992.
Na parte externa, podemos notar algumas mudanças em relação ao X3, como por exemplo nas novas rodas com design mais fechado e também a inserção de elementos na cor azul, que indicam ser um. carro 100% elétrico.Além disso podemos ver novos para-choques dianteiro e traseiro , com aberturas menores que os do BMW X3 à combustão. No Salão de Pequim (China-2018) foi mostrado um concept car que difere do que foi apresentado especialmente quando olhamos a grade dianteira que nele era inteiriça.
O motor do iX3 tem potência equivalente a 286 cv e torque de 40,79 kgfm. O conjunto de baterias é de 80 kWh e vem posicionado na parte inferior do veículo, não roubando espaço dos ocupantes. Ele acelera de 0-100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.
As baterias são recarregadas em apenas 34 minutos chegando a 80% da carga total. Um ponto forte desse SUV também é o tamanho do porta-malas, que acomoda 510 litros de volume e pode chegar, se os bancos forem rebatidos a até 1.560 litros.
Agora tenho certeza que a grande curiosidade é saber quanto vai custar, certo? Segundo informações da própria fabricante, o preço base é de € 72.950 para a versão Inspiring. A versão mais esportiva custará €79.350. Ainda não há previsão da chegada do carro ao Brasil.