A Volvo tem o propósito de até 2021 ter todos os carros da gama eletrificados. Até agora os modelos S60, S90, XC60 e XC90 já eram híbridos plug-in e agora o mais novo integrante da família a contar com essa tecnologia é o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-In Hybrid, que vem com dois motores, um à combustão, de 1.5 litros, três cilindros com 180 cv e um outro motor elétrico que adiciona 82 cv de potência, totalizando 262 cv de potência combinada e 425Nm de torque.O carregamento elétrico, quando feito em tomada 220v demora 3,5 horas e gasta 10,7 kwh.
Essa opção do Volvo XC40 com o motor T5 híbrido, oferece cinco modos de condução:
Hybrid – Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível.
Pure – Condução econômica – 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano.
Power – Condução esportiva – Potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance.
Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.
Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução.
Esse carro promete bastante desempenho e um dos números que confirma isso é a aceleração de 0-100 km/h em apenas 7,3 segundos segundo a Volvo.
Tecnologia é uma das palavras de ordem da Volvo, desde o conjunto ótico, que vem com sistema DRL (Sigla de Daytime Running Light, que significa luz de rodagem diurna) e faróis em full Led. Tem funções como controle automático do foco do farol alto e o foco acompanha através do movimento da direção, as curvas que o veículo faz.
No quesito segurança, no pára-brisa existe uma câmera com sistema de radar (equipamento de série) com ACC (controle de cruzeiro adaptativo), City safety (sistema de frenagem autônoma) e LKA (assistente que mantém o veículo na faixa de rodagem, emitindo um alerta e caso o motorista não perceba, ele mexe na direção, corrigindo o curso).
Esse Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid vem com teto preto e teto solar panorâmico de série, rodas de 20″ diamantadas, abertura elétrica da tampa do porta-malas ou através de um movimento com o pé, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento e no interior, acabamento sofisticado em couro e emborrachado, com assentos elétricos , painel de instrumentos digital com 12,3″ e totalmente personalizável.
O sistema multimídia tem tela vertical de 9″ sensível ao toque e com interface totalmente intuitiva, funciona como um tablet para regular várias funções além de permitir conectar seu smartphone através do Apple CarPlay e Android Auto, usando uma das duas portas USB da frente.
A transmissão é automática, de dupla embreagem e sete velocidades, o freio de estacionamento é elétrico , tem a função Auto Hold que segura o carro em rampas eo som também é de alta qualidade, da marca Harman Kardon, com três alto-falantes e um subwoofer.
Conheça as versões e preços:
Volvo XC40 T5 R-Design Plug-In Hybrid: RS 245.950,00
Volvo XC40 T4 Inscription: RS 219.950,00
Volvo XC$0 T4 Momentum: RS 199.950,00 (esses dois com motor T4 à combustão).
O valor dessa versão híbrida Plug-in é bastante atrativo quando comparado a seus concorrentes diretos (Range Rover Evoque, BMW X1, Mercedes-Benz GLA Jaguar E-Pace e Audi Q3) pois eles não tem motorização híbrida nem o nível de equipamentos da Volvo.