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Industria Automobilistica

Panorama de todas picapes 4×4 do Brasil

por Flávio Verna 22/06/2020
por Flávio Verna 22/06/2020
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VW Amarok

Foto: Divulgação/VW

Para quem ainda não me conhece, sou especialista em off road, portanto, todas as minhas avaliações são feitas no fora de estrada, para de fato conhecer as capacidades de cada modelo em transpor obstáculos que exijam o uso do 4×4.

Especialmente para os seguidores de conteúdo dos canais Carsughi, vou resumir abaixo – sobre o meu ponto de vista – vantagens e desvantagens de todas picapes 4×4 do Brasil, baseado na experiência que tive com cada uma delas em minhas avaliações.

Flávio Verna dirigindo dentro de um carro

Na foto: Flávio Verna

A Toyota tem varias versões 4×4 da consagrada e até o momento ultrapassada Hilux. São elas: CS e CD, manual e automática, SR, SRV, SRX e GR-S. Motor flex 2.7 e 2.8 turbo diesel. Parte de R$144 mil, podendo chegar até os R$212 mil.

A Ford só tem motores diesel para Ranger, sendo 2.2 e o 3.2 Duratorq de 5 cilindros. Com a tração 4×4 há opções de CS XL e CD XLS, ambas com o motor 2.2. Já o 3.2 equipa a nova versão Storm e também a XLT e Limited. Partindo de 130 podendo chegar até 193 mil.

A Chevrolet se mantém sempre na segunda ou terceira posição em vendas com suas versões da S10 que apesar de ser uma picape bem resolvida, também esta com seu projeto defasado. As opções são: CS e CD. Flex e turbo diesel 2.5 e 2.8. LS, LT, Midnight, LTZ e High Country. A versão mais em conta parte de 112 e pode chegar até 187 mil.

A VW foi quem mais inovou no segmento, com a Amarok. Picape que foge da mesmice e ainda provoca sensação de esportivo para quem a dirige. O melhor é que oferece muita segurança, principalmente em curvas. Há opção ainda do antigo motor turbo e bí-turbo 2.0, além do poderoso 3.0 V6 herdado do primo rico Audi Q7. Vale lembrar que este ano ainda deve ser apresentado a versão 2021 com motor recalibrado oferecendo ainda mais potencia, subindo para 258cv, ante os 225 atuais. Pode ser adquirido em cabine simples apenas com o motor 2.0 e com este mesmo motor as versões cabine dupla SE e Confortline. O V6 equipa as versões de topo da gama Highline e Extreme. Os valores partem de 129 e podem chegar a 203 mil.

A Fiat abocanhou uma enorme fatia do mercado com sua picape Toro. Agradou não só pelo design moderno, mas também pelo tamanho compacto alem da opção do motor diesel 2.0, associado ao cambio automático de 9 velocidades e tração 4×4 herdados da Jeep. São varias versões: Freedom, Endurance, Volcano, Ranch e Ultra. Os valores partem de 127 e podem chegar até 156 mil. Só ha opção de cabine dupla.

A Nissan apesar de ter renovado a Frontier, ainda não conseguiu emplacar tantas unidades como gostariam. Com quatro opções, sendo uma CS versão S e as demais CD XE, Attack e LE, são muito honestas e já bem resolvidas com o motor 2.3 que não empolga, mas também não desagrada. Parte de 133 e pode chegar até 186 mil na versão mais completa.

A Mitsubishi já tem muita tradição no quesito 4×4 e as picapes L200 já estão mais que aprovadas em varias competições. Hoje são 5 modelos, todos equipados com o mesmo motor em alumínio 2.4 que é bem econômico. GLS, GLX, Outdoor, HPE e HPE-S completa o time. Seus valores partem de 140 e podem chegar até 191 mil.

A RAM, que menciono aqui só para constar, é a única que ainda não avaliei. O único modelo a venda no Brasil atualmente é a 2500 Laramie 6.7 CD no valor de 310 mil. A FCA cogitou a vinda do modelo menor 1500, mas nada concreto até o momento.


Vale ressaltar que a Mitsubishi deve apresentar em breve a nova Triton, como fizeram a pouco com o Pajero Sport. A Chevrolet deve apresentar uma S10 com face-lift e aparentemente nenhuma mudança significativa. A Toyota terá a nova Hilux com novos apliques e recalibração do motor para entregar mais potencia, o que já se esperava hà muito tempo e chega com atraso. A Ford tem a picape mais tecnológica no momento, com recursos de segurança. Outras duas novas picapes a caminho, são a Landtrek da Peugeot e a Alaskan da Renault. Entre 2021 e 2022 acredito que teremos aqui no Brasil alguma opção de picape modernizada, sendo no mínimo híbrida. Veremos.

Dica do especialista: Quando estiver em situação off road que possa exigir maior controle do carro, como em lama, por exemplo, acione a tração em modo reduzido, isso ajudará bastante e exigirá menos esforço do motor.

*Valores com base na tabela FIPE do mês 06/2020.

4x4AmarokFrontierHiluxl200PicapeRangers10Toro
Flávio Verna

Flávio Verna, com formação acadêmica em tecnologia e comunicação para web, possui mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo em diversas áreas, com especialização em off road. Há 12 anos colabora com o maior Portal Off road da América Latina - 4x4 Brasil - onde hoje é responsável pela editoria de conteúdo e avaliações de produtos. Instagram: @flaviostm

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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