Noticiamos essa semana a volta da fabricação e comercialização pela Ford do novo Mustang Mach 1, em edição especial e limitada, depois de 17 anos. Ele foi criado em 1969 e bateu 295 recordes de velocidade e resistência nas pistas. Jim Farley, COO da Ford afirma: “Este é um daqueles Mustangs especiais que realmente colocam um sorriso no rosto dos seus proprietários, entusiastas e fãs – incluindo eu – e nunca houve um momento melhor para trazer de volta o Mach 1 e torná-lo global”.
Agora foi revelada a nova frente, com peças emprestadas dos modelos Mustang Shelby GT350 e Shelby GT500, além de um pacote especial de dirigibilidade. O motor é um 5.0 V8, (o mais preparado de todos os tempos segundo a Ford), com mais de 480 cv de potência a 7.000 rpm e 58 kgfm de torque a 4.600 rpm, que usa componentes revisados do Shelby GT350 como o coletor de admissão e o radiador de óleo do motor com capacidade 50% maior de refrigeração.
A grade dianteira do novo Mach 1 remete ao original, com recorte em formato de nariz de tubarão e o emblema do cavalo no centro.
A transmissão é a manual Tremec 3160 de seis velocidades do Shelby GT350, mas vai oferecer também a opção de transmissão automática de 10 velocidades, a SelectShift, com conversor de torque atualizado e calibração exclusiva para obter maior performance.
Ainda na parte de fora podemos ver novas rodas pretas de alumínio de 19×9,5″ na frente e 19×10″ na parte de trás. O pacote Handling – disponível exclusivamente com a transmissão manual Tremec 3160 de seis velocidades – inclui rodas de 19×10,5 polegadas e 19×11 polegadas e difusor dianteiro com maior “downforce, 22% maior que o Mustang GT com Pacote de Performance Nível 1 e com o pacote Handling a diferença chega a cerca de 150%.
No interior, o Mustang Mach 1 vem com exclusivo painel de instrumentos com detalhes em alumínio e um emblema com o número do chassi entalhado. Os bancos são de couro preto com uma faixa laranja, herança do Mach 1. No assoalho, ganhou nova cobertura, avançando 20 polegadas para trás a mais que o Mustang GT Performance Pack para suavizar e aumentar o fluxo de ar sob a frente do carro.
As opções de cores da carroceria são cinza Fighter Jet, prata Iconic, preto Shadow, branco Oxford, azul Velocity, laranja Twister, vermelho Race e amarelo Grabber, com faixas laterais e no capô em preto fosco com listras contrastantes em vermelho, branco e laranja.
Para melhorar a resistência na pista, foram adicionados dois trocadores de calor laterais – um para resfriar o óleo do motor e outro para o óleo de transmissão –, além do sistema de refrigeração do eixo traseiro e do difusor inferior do Shelby GT500.
No quesito dirigibilidade, o Mach 1 ganhou nova calibração da suspensão MagneRide, barras estabilizadoras mais rígidas, direção elétrica com nova calibração e eixo mais rígido e pneus Michelin PS4.
Resta agora saber a opinião dos felizes compradores. O preço de venda ainda não foi divulgado.