O mercado de venda de veículos zero km (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) teve leve alta em relação à Abril, de 11,97%, dados fornecidos hoje pela Fenabrave. Boa notícia frente a um momento de crise onde todos tiveram que parar a produção, se dedicar a ajudar as pessoas fabricando máscaras, insumos ou até mesmo construindo hospitais de campanha em suas instalações. Os números mostram um total de 100.427 unidades emplacadas contra 89.687 do mês de Abril.
+ Leia também:
VW Nivus chegou: veja detalhes e imagens do novo SUV do mercado
Conheça os 10 carros mais feios do mundo
Landtrek e Alaskan agitam mercado de picapes médias
O segmento de Automóveis e Comerciais Leves registraram crescimento em maio de 10,29% em relação ao mês anterior, somando 56.639 veículos emplacados. Para o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, esse foi o resultado da abertura de algumas concessionárias, em determinados estados, e o retorno de funcionamento de parte dos DETRANS (incluindo São Paulo) já resultaram em pequena melhora para o Setor da Distribuição. “Observamos que a abertura parcial de alguns Detrans, que começaram a operar com agendamentos, as vendas não presenciais dos Concessionários, além da liberação de alguns municípios para abertura plena das concessionárias (vendas e pós-vendas), resultaram nesta melhora, ainda que pequena, mas já como a primeira sinalização positiva, para voltarmos à normalidade. Se o Estado e a Capital Paulista estivessem operando normalmente, os resultados seriam ainda mais expressivos, já que São Paulo representava, antes da crise, mais de 26% das vendas de veículos e passou a representar apenas 0,9%, em abril, e 1,6%, em maio”.
O Onix continua líder absoluto de vendas no mercado de carros, com 3.296 unidades emplacadas, seguido pelo Hyundai HB20 com 2.218 e em terceiro lugar, uma surpresa, o Renault Kwid, que vinha em sexto lugar e emplacou 1.818 unidades. Em quarto lugar chegou o Fiat Argo que estava na nona posição em abril, com 1.768 emplacamentos. Em último lugar, o Caoa Chery Tiggo 5X com 156 unidades vendidas.
No mercado de SUV´s, a GM encabeça a lista de mais vendidos em Maio com o Tracker (1.564 unidades), seguido pelo Renegade (1.293 unidades), Jeep Compass (1.255 unidades) e em quarto lugar o Hyundai Creta (1.123 unidades).
O mercado de motos tem a Honda que continua como líder porém com pequena nas vendas em com 22.379 unidades contra 22.870 do mês de abril. Na sequência vem a Yamaha, com leve crescimento (4.608 unidades contra 3.931 em abril) e a BMW em terceiro também cresceu (410 unidades contra 309 no mês de abril).
As concessionárias foram inseridas pelo Governo de São Paulo (dia 27/05/20) na faixa laranja que prevê a retomada ainda nessa semana, como parte do PLANO DE RETOMADA CONSCIENTE. Espera-se agora a publicação do Decreto pelo Prefeito Bruno Covas. “A FENABRAVE, que já havia encaminhado Ofício e o Guia de Orientações de Combate ao Coronavírus nas Concessionárias, elaborado pela Federação, enviou novo Ofício e documento, ao portal da Prefeitura de São Paulo, reiterando os protocolos de saúde sanitária, que estão sendo tomados pelas Concessionárias de Veículos, em praças já abertas, e que também serão adotadas na capital paulista”, confirmou Alarico Assumpção Júnior, complementando: “Temos a expectativa de retornar às atividades plenas em São Paulo, com total segurança, tanto para os nossos colaboradores como para os nossos clientes, pois as concessionárias são consideradas atividades essenciais, na medida em que respondem pela mobilidade do País”, esclarece Assumpção Júnior. No estado do Rio de Janeiro, a reabertura das Concessionárias está prevista para esta terça-feira, dia 2 de junho.