Uma campanha fantástica! O Liverpool
Indiscutivelmente o Liverpool seria campeão da Premier League. Era questão de tempo. E neste momento, em que todos estão isolados socialmente, o time de Klopp levou o distanciamento para a tabela também: líder disparado com 23 pontos de vantagem sobre o vice Manchester City, que perdeu o clássico contra o Chelsea, por 2 a 1, no Stamford Bridge.
Foram 30 anos sem conquistar o principal torneio da Inglaterra. Na verdade, a Premier League foi criada em 1992 – ou seja, este é o seu primeiro título da competição –, mas a última vez em que os Reds foram campeões ingleses aconteceu em 1990.
Assim, essa conquista tem um gosto mais do que especial. Tem o peso de uma conquista continental, da quebra de um tabu gigantesco e de um novo marco na história do Liverpool.
O autor da obra
Klopp desenvolveu um time encantador, e isso foi fundamental para a campanha extraordinária na Premier League. Quando o Liverpool ficou no quase, foi porque o treinador não podia contar com um goleiro que fosse acima da média ou porque seu melhor jogador se machucou no início da decisão – vide final da Champions 2017-18.
Hoje, Klopp conta com o melhor goleiro e o melhor zagueiro do mundo; uma dupla de laterais do mais alto nível do futebol; um volante que originalmente era lateral-direito, e se destacou nesta posição por indicações do treinador; e uma trinca de atacantes fenomenais.
Esse foi um time absolutamente desenvolvido por Klopp. Nenhum desses jogadores chegaram ao Liverpool no mesmo patamar em que se encontram hoje. Não há, no elenco, um jogador que seja para o time como Messi é para o Barcelona ou como Cristiano Ronaldo é para a Juventus – ou foi para o Real Madrid.
Sob a batuta de Klopp, o coletivismo predomina neste fantástico Liverpool.
Promessa mais do que cumprida!
Contatado em 2015, Klopp logo que chegou à Inglaterra fez uma previsão: “Esta é uma liga muito difícil, adversários talvez maiores, mas em um modo especial do Liverpool nós podemos ter sucesso. Eu não quero dizer que nós podemos esperar 20 anos. Se nós sentarmos aqui por quatro anos, eu acho que nós venceremos um título”, afirmou em sua entrevista de apresentação no Liverpool.
Klopp reúne em sua galeria os troféus da Champions League, do Mundial de Clubes e, agora, da Premier League.
Espetacular!