Lançada em 1998 e líder de mercado há 20 anos, chega a nova geração da Fiat Strada. Chamada por muitos de “mini Toro”, sofreu mudanças radicais no design, com a frente mais elevada, capô vincado, faróis em LED afilados com luzes diurnas (DRL) e com 1.700 lúmens, iluminando cerca de 20% mais que seu principal concorrente. A grade mudou, as caixas de rodas são quadradas e na traseira as novas lanternas são a assinatura do modelo.
A nova Fiat Strada vem com 10% a mais de rigidez torcional, nova plataforma (MPP), está mais leve, construída com aços de última geração, nova suspensão dianteira e traseira, composta por novas molas e amortecedores. A nova plataforma permitiu aumentar a capacidade de carga e ficar mais espaçosa, está mais alta (em até 214 mm), com novos ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º), estando entre os melhores da categoria.
A nova Strada vem com quatro portas com ângulos de abertura de 80 graus nas portas traseiras, cinco lugares, sistema Isofix, capacidade de carga de 720 kg na cabine plus e 650 kg na cabine dupla. Em termos de volume, são 1.354 litros na cabine plus e 844 litros na cabina dupla. Como itens de série ela recebeu o controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (sistema desenvolvido para auxiliar em manobras em terreno escorregadio.
A Fiat Strada vem em três versões: Endurance, Freedom e Volcano.
As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.
A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.
Outra novidade é a nova central multimídia Uconnect 7”,com tela sensível ao toque de sete polegadas e inova ao trazer a projeção do seu smartphone por wireless, ou seja, o espelhamento não necessita de cabos conexão com Apple CarPlay e Android Auto, permitindo pareamento de até dois smartphones.
A Nova Strada Volcano vem com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), pneus 205/60 R15 ATR e como opcional, rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16) e motor 1.3 Firefly.
Opcionais e preços
A Nova Strada oferece os seguintes pacotes de opcionais:
A versão Endurance tem: Pack Worker: alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura;
Pack Audio: rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional;
Pack Teck: central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento.
A versão Freedom apresenta 3 pacotes de opcionais:
Pack Teck: central multimídia Uconnect 7”, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento.
A versão Volcano tem como opcional roda de liga leve 16 polegadas.
Os preços são:
Endurance Cabine Plus 1.4 Fire MT5 – R$ 63.590
Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire MT5 – R$ 74.990
Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT5 – R$ 69.490
Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ 77.990
Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ R$ 79.990