Ontem a Volkswagen apresentou oficialmente o seu novo SUV, o VW Nivus, modelo global da marca. Colocado acima do T-Cross como posicionamento e com nova identidade visual. Difícil imaginar um SUV diferente da maioria, então os designers mudaram a curvatura da coluna C, assim como foi apresentado o protótipo da Fiat, no Salão do Automóvel, com estilo de coupé, ou ainda como a BMW fez com a X6. Em termos de conforto, diminui o porta-malas e a altura para os passageiros que sentam atrás, mas não existe milagre.
Para se diferenciar do T-Cross, cresceu para 4,26 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos e 1,49 metros de altura (são 17 mm extras na frente e 125 mm atrás). A altura da suspensão foi elevada em 10 mm em relação ao Polo.
Várias partes da carroceria são herdadas do irmão menor, o Polo, como as colunas A e B, as portas, o teto, o para-brisa, recortes do capô e para-lamas e parte da cabine interna também vem do hatch. O suporte de celular no painel foi abolido do VW Nivus, o que, em minha opinião ficou muito melhor pois acho que no Brasil é perigoso ter um celular tão exposto, além de parecer carro de aplicativo (que fique claro, nada contra carros de aplicativo, apenas são públicos diferentes que podem usar o mesmo carro). O volante vem do novo Golf, com o novo logotipo da marca e a manopla do câmbio tem detalhes exclusivos de acabamento e se parece com a do T-Cross.
A grande aposta da Volkswagen está no VW Play, novo sistema multimídia, rápido, intuitivo com total interação com o usuário, permitindo até pedir comida pelo aplicativo. Por ora o modelo virá apenas com motor 1.0 de 128 cv e 20 kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades, diferente do T-Cross, que tem a opção de motor 1.4 com 150 cv.
A produção foi retomada há pouco, mais precisamente semana passada, na fábrica de São Bernardo do Campo em São Paulo e as vendas estão previstas para começar em julho. Até o fim do ano será exportado para Argentina e toda América Latina, chegando ao México no primeiro semestre de 2021. Na Europa, o Nivus vai ser fabricado na cidade de Pamplona, na Espanha, também no primeiro semestre do ano que vem.
Não foi divulgado o preço mas estima-se que deve ficar em uma faixa de R$ 85 mil a R$ 115 mil, posicionado entre os preços do Polo e do T-Cross.