O mercado de novos despencou no mês de Abril em relação ao mês anterior, Março, onde muitas vendas foram feitas antes do decreto de isolamento social. Os números apontam uma queda de 69,9% na venda de carros e o isolamento levou ao fechamento das fábricas, com a parada da produção.
Aumentaram os estoques nas concessionárias, com quatro meses de produção a ser vendida e os emplacamentos são o resultado dessa pandemia.
A GM continua na frente com o Ônix como líder de fracas vendas, caindo de 12.007 unidades em Março para 3.619 em Abril. A Hyundai desbancou a Ford no segundo lugar, com 2.837 unidades vendidas do HB20 e em terceiro, volta a GM com o Ônix Plus com 2.223 unidades. Em quarto lugar ficou a Ford, com a venda do Ka com 1.842 unidades, frente a 7.103 do mês de Abril o que lhe havia rendido o segundo lugar naquele mês. A Fiat, que ocupava o quinto lugar em Março, caiu para nono em Abril, com a venda de 1.176 unidades do Argo.
+ Leia também:
Produção de carros cai 99% em Abril, atingindo menor índice desde 1957
Chega o Ford Clean, primeiro serviço de desinfecção certificado contra o coronavírus
Porsche usado pode valer mais que o zero km
Por último, na categoria automóveis da Fenabrave, ficou a Caoa com o Chery Tiggo 7, em quinquagésimo lugar com 116 unidades vendidas. Números assoladores, que refletem obviamente o momento pelo qual estamos passando, não só no Brasil mas no mundo todo. A Europa começa lentamente a reabrir suas fábricas, mas ainda não se tem números do mercado em relação ao mês em que estavam em lockdown.
O mercado que mais crescia no mundo e aqui também era o de SUV’s que também teve queda, mas percentualmente menor que dos automóveis de passeio. O Jeep Renegade continuou líder de vendas, com 1.155 unidades vendidas perante 4.492 em março, em segundo lugar ficou o VW T-Cross com 998 emplacamentos e em terceiro lugar, a Jeep retomou seu lugar perdido em março para o Nissan Kicks, emplacando 1.095 veículos. Em último lugar, quadragésimo ficou o Land Rover Range Rover.
O mercado de motos também caiu, 62,52% em relação ao mês passado, sendo a Honda a primeira marca, com 80,94% de participação no mercado, seguida pela Yamaha com 13,91% e em terceiro vem a BMW com 1,09% do mercado.
As motos mais vendidas de cada marca foram a Honda CG 160, seguida da Honda CB 250F Twister e em terceiro lugar a Yamaha Fazer 250.
Agora, para o próximo mês, só nos resta aguardar para entender o que vai acontecer no mercado.
Para acessar aos dados completos da Fenabrave para Abril, clique aqui.