Depois de lançar seu carro 100% elétrico, o Audi e-tron, vem aí primeiro na primavera europeia e depois deve vir para o Brasil o Audi e-tron Sportback. Esse é o segundo modelo da gama e-tron, que alia mobilidade elétrica à digitalização e conectividade. Ele é a reinterpretação do design dos coupés combinando estilo esportivo com versatilidade. Vem com tração integral elétrica, potência total de 408 cv e autonomia de 446 km, proporcionando um dirigir bastante ágil e podendo contar, na Europa, com pontos de recarga nas estradas e um eficiente ponto de carregamento em casa.
O Audi E-tron Sportback tem design único, com a grade “singleframe” octogonal, paralamas envolventes e linha traseira levemente inclinada, acompanhando o vidro traseiro, caracterizam um autêntico Sportback, com um excelente coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25, inclusive devido aos espelhos retrovisores virtuais. Isso permite que ele tenha uma autonomia cerca de 10 km maior que o E-tron.
Outra tecnologia que tem destaque são os faróis matrix de LED, que vem de série com o carro e são capazes de iluminar a estrada em alta resolução e com grande alcance, pois são divididos em minúsculos pixels. O centro desse sistema consiste num pequeno chip que contém um milhão de microespelhos, cada um com um comprimento de centésimos de milímetros. Cada um desses microespelhos pode ser ajustado até 5000 vezes por segundo, proporcionando muita precisão.
Nas estradas, novas funções são decorrentes desse sistema preciso de iluminação do Audi E-tron Sportback, como a luz de faixa que cria um tapete de luz que ilumina a faixa utilizada e que se ajusta dinamicamente quando se muda de faixa.
Em situações escuras, feixes de luz mostram a posição do carro na faixa, principalmente em estradas estreitas. Não foi divulgado ainda o preço que ele virá ao Brasil, mas na Europa ele parte de €72.618.