O motor diesel continua vivo e atual, não nos modelos mais velhos que certamente poluíam bastante, mas a partir do modelo Euro 6 que, na sua versão Euro 6d, é até mesmo mais “limpo” do que exigem as normas europeias.
A mais recente confirmação disso vem da revista “Quattroruote” que, com um cuidadoso teste RDE (Real Drive Emissions), provou o que afirmamos. E isso constitui motivo de satisfação, pelo menos até o momento em que existirão condições de substituir os motores tradicionais por motores elétricos.
Para se ter uma ideia disso é bastante lembrar que os sistemas atualmente utilizados para capturar as partículas sólidas emitidas pelo motor são mais eficientes, em seu conjunto, que os sistemas usados para eliminar as partículas provocadas pelo rolamento dos pneus, sejam quais forem as condições de utilização do veículo.
É contudo forçoso reconhecer que continua forte a crença de que o motor diesel polui, sobretudo no que se relaciona ao trânsito urbano. Quando, na verdade, os estudos mais recentes demonstram que sua contribuição à poluição urbana chega apenas a 25% do total. E como a presença de motores diesel alcança no máximo 50% dos veículos em circulação, a redução aproximada seria de 12%.