Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaMaserati

Maserati homenageia Sir Stirling Moss com a MC20

por Claudio Carsughi 13/05/2020
por Claudio Carsughi 13/05/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Maserati MC20 em homenagem à Stirling Moss

Foto: Divulgação/Maserati

A Maserati resolveu usar um protótipo do Maserati Eldorado para homenagear Stirling Moss, falecido no dia 12 de abril do mês passado, aos 90 anos de idade. Nascido em 17 de setembro de 1929, Stirling Moss, que mais tarde recebeu da Rainha da Grã Bretanha, Elizabeth II, o título de “Sir”, foi um dos maiores pilotos do século passado. Ele dirigiu esse carro na sua estreia em Monza, no ano de 1958 durante o “Trofeo dei due Mondi”. O carro favorito dele era um Maserati 250F, com o qual correu a temporada de 1956 e algumas corridas de 1957. No começo de sua carreira, correu em 1951 com um HWM, com o qual estreou no GP da Suíça, passando depois à ERA, Connaught, Maserati (em 1954, 1956 e 1957), seguindo-se Cooper Climax e finalmente Lotus onde encerrou sua presença na F1 em 1961.

A data escolhida de 13 de maio é muito apropriada, pois foi nessa data, no ano de 1956, que ele venceu o Grande Prêmio de Mônaco de F1, pilotando a Maserati 250F, sendo esse um dos seus 16 troféus de vencedor. Foi uma grande vitória, Moss liderou a corrida desde a primeira volta até a última, de 100 voltas feitas em Mônaco, circuito bastante exigente com a habilidade do piloto. Nessa mesma corrida, o piloto Jean Behra chegou em terceiro lugar com seu Maserati 250F.

Maserati MC20 em homenagem à Stirling Moss

Foto: Divulgação/Maserati

A carreira de Moss lhe rendeu l6 vitórias, outras tantas pole-position, 4 vice-campeonatos mundiais de 1955 a 1958 e 3 terceiros lugares em 1959, 1960 e 1961, tendo disputado 66 GPs.
Seu “azar”, se assim podemos definí-lo, foi ter corrido na mesma época do argentino Juan Manuel Fangio, com quem compôs uma importante dupla na Mercedes em 1955.

Esse protótipo da Maserati chamado MC20 com a “assinatura” de Stirling Moss pretende homenagear um dos maiores nomes do esporte a motor e, de quebra, reafirmar sua marca como esportiva, feita para competições, buscando recuperar a liderança nos circuitos, depois de sua última vitória em 2010 no Campeonato do mundo com o Maserati MC12. Esse será o primeiro modelo a ter um motor totalmente novo, projetado e desenvolvido integralmente pela empresa de Modena.

Seria com certeza um carro que Sir Stirling Moss adoraria dirigir!

GP MonacoJean BehraJuan Manuel FangioMaseratiMaserati 250FMC20Mossstirling moss
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Os históricos confrontos entre Alemanha e Argentina
Próximo
Peres coleciona críticas do elenco do Santos

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência