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Industria AutomobilisticaToyota

Toyota Corona: você já teve contato com ele?

por Claudio Carsughi 06/04/2020
por Claudio Carsughi 06/04/2020
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Toyota Corona 1957

Toyota Corona 1ª geração (Foto: Usuário Mytho88/Wikipedia)

No ano de 1957 a Toyota lançou um sedã médio chamado Corona, com o principal objetivo de conquistar o mercado americano, pois o Oriente ainda não fazia sucesso por lá. Era um carro com motor 1.0, 4 cilindros e 3,91 metros de comprimento. Porém, a primeira geração que durou até 1960, foi vendida apenas na Europa e em diversos países asiáticos. Entre 1960 e 1964 foi lançada a segunda geração, com motores maiores, de 1.4 e 1.8 litros, com o mesmo tamanho da geração anterior, sendo para o mercado americano um carro compacto e não médio como era no Japão.
Assim, a Toyota conseguiu marcar presença no mercado, mas as vendas não foram as esperadas, pois carros pequenos nos Estados Unidos não tinham boa aceitação por lá.

Toyota Corona 1964

Toyota Corona 3ª geração (Foto: Usuário Mytho88/Wikipedia)

Veio então a terceira geração, que durou de 1964 até 1970 e ele passou a ser produzido na Coréia do Sul e Nova Zelândia, além dos outros países onde já era fabricado. Ele cresceu em tamanho, agora com 4,10 metros e na motorização que oferecia uma gama entre motores 1.1 até 1.8 litros. Veio também a perua e a versão picape leve.

Somente na quarta geração, de 1970 a 1973, ele conseguiu se estabelecer nos Estados Unidos, pois era um carro econômico frente aos carros americanos e o mundo passava pela crise de petróleo. O Corona tinha passado por muitas melhorias feitas pela fábrica japonesa, como transmissão manual de 5 marchas, opcional à transmissão automática de três marchas e motor 2.0 litros.

Com a crise do petróleo ainda em vigor, a quinta geração abriu as portas para que outros concorrentes japoneses chegassem aos Estados Unidos, como a Honda levando o Accord em 1976 e a Subaru com o DL que nos anos 80 foi substituído pelo Legacy.

Toyota Corona de 1981

Toyota Corona 6ª geração (Foto: Usuário OSX/Wikipedia)

A sexta geração apresentou um carro maior com 4,4 metros e motor 2.4 litros e foi apresentada uma versão hatchback, porém as vendas da Honda já eram bem expressivas com o Accord e a Toyota lançou então o Camry em 1980 nos Estados Unidos e o Corona saiu de lá em 1982, continuando a ser vendido nos outros mercados.

Toyota Corona 10ª geração

Toyota Corona 10ª geração (Foto: Michael Eichstill)

O Toyota Corona existiu até a 10ª geração (1992-1998), sendo que na oitava, ele ganhou o nome de Carina onde ficou até 2002.

Quando as importações foram abertas no Brasil pelo então governo Collor, a Toyota trouxe o Corona para cá, importado e como sedan, motor 2.0 litros, transmissão automática de 4 velocidades, duplo air-bag, freios ABS, teto solar e câmbio manual como opcionais. Porém, em 1998 o Corolla havia sido nacionalizado e foco da marca foi nesse novo sedan, que com o tempo, “matou” o irmão menor.

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Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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