Essa é uma curiosidade de grande parte dos mortais: quais serão os carros mais caros e raros do mundo? O site sapo.pt fez uma excelente matéria que mostra que os cinco primeiros, pasmem, pertencem a apenas duas marcas e adivinhe quais são? Claro, Ferrari e Aston Martin. Na sequencia vem a McLaren e Bugatti e por último, um protótipo da Maybach. Para quem não sabe, a Maybach é uma fabricante de automóveis de alto luxo pertencente ao grupo industrial Daimler AG, fazendo parte do Mercedes Car Group e o grau de conforto e luxo de seus carros é superior ao das fabricadas pela sua irmã Mercedes-Benz.
1 – Ferrari 250 GTO (valor – 48 milhões de euro)
Em primeiríssimo lugar vem a Ferrari 250 GTO. Foi produzida entre 1962 e 1964 e tinha motor V12 com carburadores.
Foram fabricadas apenas 39 unidades, sendo que 33 com carroceria da Série 1 e três com carroceria da Série 2, semelhante à Ferrari 250 LM. Existem ainda três modelos conhecidos como 330 GTO equipados com motores maiores que o V12 da GTO, sendo os carros mais raros do mundo e poucas vezes mudam de dono. A explicação para existirem tão poucos é que Enzo Ferrari reserva-se o direito de escolher os compradores de seus carros, como o carro de coleção de Paul Pappalardo que foi vendido em 2013 por 50 milhões de euro ou o caso da Ferrari 250 GTO feita para Stirling Moss (falecido há pouco) e vendido em 2012 por 35 milhões de euro. Se quiser saber mais sobre a vida e carreira dele, clique aqui.
Enzo Ferrari em determinado momento, declarou que achava o Jaguar XKE o carro mais bonito do mundo e serviu de inspiração para sua GTO, que diga-se de passagem, ficou esplêndida.
2 – Ferrari 250 Testa Rossa (valor – 37 milhões de euro)
Em segundo lugar vem outra Ferrari, que inclusive foi a vencedora de 10 títulos de Campeão do Mundo de Sport, venceu por três vezes as 24 Horas de Le Mans (1958, 1960 e 1961) e conquistou muitas outras vitórias durante mais de uma década. Feita na cidade de Maranello, a partir de 1956, com motor de 3 litros de cilindrada. A 250 TR (abreviação de Testa Rossa que se devia a tinta vermelha), foi uma série de 34 veículos, feita entre 1956 e 1961 e contou também com uma versão de competição, com apenas duas unidades fabricadas entre 1957 e 1958.
Uma delas foi vendida em um leilão por 15 milhões de euro em 2011 e a outra foi vendida por 37 milhões de euro em 2014.
3 – Aston Martin DBR1 (valor – 20,7 milhões de euro)
Esse é um carro que foi construído em 1956, para competição, com o objetivo de o Campeonato do Mundo de Sport.
Tinha um motor de seis cilindros em linha Lagonda de 2.5 litros com 250 cv de potência.A primeira unidade a ser fabricada foi vendida em 2017 por 20,7 milhões de euro. Só foram feitos cinco carros da marca.
Ganhou as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato do Mundo de Sport no mesmo ano (1959), se equiparando à Ferrari 250 TR no recorde de três vitórias consecutivas no campeonato, conquistando Le Mans, Nurburgring e o Tourist Trophy nesse mesmo ano. O DB1 foi vencedor de seis títulos “Mundial de Sport”nos anos 50, recorde ultrapassado apenas pela Ferrari Testarossa.
4 – Ferrari 250 GT California SWB Spider (valor – 15,8 milhões de euro)
Só foram construídos 55 unidades, sendo uma das Ferrari mais desejadas, embora não a mais valiosa. A 250’ GT California SWB Spider foi produzida entre 1953 e 1964, sendo que algumas unidades foram usadas para competição.
Embora não seja a mais valiosa, é a mais bonita desta lista e um dos mais belos carros do Mundo.
Chris Evans (produtor musical e ex-apresentador do Top Gear) adquiriu uma 1961 por pouco mais de 5 milhões de euro. Outra do mesmo ano, foi vendida para James Coburn (estrela da televisão norte americana) e outra também 1961 foi vendida em um leilão por 15,8 milhões de euro.
5 – Aston Martin DB4 GT Zagato (valor – 13,1 milhões de euro)
Esse carro, o DB4 GT Zagato foi lançado no Salão de Londres de 1960 e foi uma evolução do DB4 GT, construído pela fábrica italiana Zagato. Todo em alumínio, é muito leve e com uma aerodinâmica muito eficiente. Embora a ideia inicial era produzir 25 unidades, apenas 20 foram feitas, com motor de seis cilindros em linha com dupla ignição 3.7 litros e 315 cv de potência, fazendo de 0-100 km/h em 6,1 segundos.
Em 1988 foram feitas mais quatro unidades, a partir do DB4, não foram usados e chegaram à Italia, onde foram modificados na oficina da Zagato.
6 – Porsche 917 (valor – 12,8 milhões de euro)
Esse carro foi o primeiro da Porsche a ganhar em Le Mans nos anos 1970 e 1971 e ficou muito famoso, tendo participado
do filme sobre Le Mans de Steve McQueen e marcou uma geração na competição do automóvel. Essa unidade do filme foi vendida por 12,8 milhões de euro.
Foi construído com motor boxer de 12 cilindros com três cilindradas (4.5, 4.9 e 5.0 litros), faz de 0-100 km/h em 2,3 segundos e tem como velocidade máxima 385 km/h.
7 – McLaren F1 LM (valor – 12,7 milhões de euro)
Foram construídos apenas seis carros e só cinco foram vendidos, um deles serviu de base de desenvolvimento para o F1 de competição. Chama-se F1 LM e foi baseado no F1 GTR, porém com chassis de carros de estrada.
Essa versão celebra o fato de cinco McLaren F1 GTR terem completado as 24 Horas de Le Mans de 1995, prova ganha pela casa de Woking, terminando os cinco carros em 1º, 3ª, 4º, 5º e 13º.
A cor com a qual está pintado, laranja Papaia homenageia Bruce McLaren, o fundador da equipe de Woking.
Vem com motor BMW V12 6.1 litros com 680 cv de potência, acelera de 0-100 km/h em 3,9 segundos e um deles foi leiloado em 1998 por 12,7 milhões de euro.
8 – Jaguar XK120-C (valor – 12,1 milhões de euro)
Esse Jaguar foi desenvolvido por três pessoas, Heynes, RJ Knight e Malcolm Sayer e produzido entre 1951 e 1953.
Produziram apenas 53 unidades e só 43 foram vendidos a clientes particulares, fazendo assim com que ele se tornasse o Jaguar mais raro da história.
Em 1953 um C-Type foi vendido em, 2015, na Itália por 12,1 milhões de euro e tinha motor 3,4 litros V6 e 180 cv de potência. Venceu as 24 de Le Mans em 1951 e 1953.
9 – Bugatti Type 41 Royale Kellner Coupé (valor – 8,9 milhões de euro)
A marca Bugati, assim como a Ferrari, é o sobrenome de seu fundador, Ettore Bugatti, um homem de gosto refinado que transpôs essa marca aos seus automóveis, como esse Type 41, mais conhecido como Royale. Construído entre 1927 e 1933, motor de oito cilindros em linha com 12,7 litros de cilindrada, pesava muitas toneladas e era 20% mais comprido, 25% mais pesado que um moderno Rolls Royce Phantom. A ideia inicial era produzir 25 unidades, mas a Grande Depressão mudou esse sonho e das 20 unidades produzidas, apenas seis sobreviveram e hoje só só existem cinco, pois um delesfoi destruído num acidente. Em 1987 uma unidade foi vendida por 8,9 milhões de euro.
10 – Maybach Exelero (valor – 7,4 milhões de euro)
Esse carro é um exemplar único, um protótipo que foi usado num vídeo clipe do músico Jay-Z. Foi relançado pela Mercedes, com o nome de Exelero, motor V12 duplo turbo com 700 cv de potência. Não se sabe exatamente seu paradeiro, há uma polêmica entre a informação de que foi vendido por 7,4 milhões de euro ao rapper americano Birdman, a Mechatronik ou a outro colecionador secreto.