O CEO e presidente da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si, deu uma entrevista ontem (dia 15) para o Automotive Business falando de estratégias da marca para combater a COVID-19 e adiantou que pretendem retornar ao trabalho em “ondas” das atividades, o que poderá ocorrer em maio se as condições sanitárias permitirem.
Falou também sobre o tão esperado lançamento ainda para esse semestre no Brasil do novo VW Nivus, definido por eles mesmos com um mix entre New Urban Coupé, Crossover, SUV coupé e Carro-design, inaugurando um novo segmento, que ainda não tem nomenclatura própria.
Será fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP), sob a Estratégia Modular MQB, o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo, seguindo o que já foi feito com o Virtus, Polo e T-Cross. O Nivus foi desenvolvido pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul e chegará no segundo semestre para esses países.
A Volkswagen divulgou imagens do carro camuflado e o designer digital do Overboost BR, Renato Aspromonte, as “descamuflou”. Nessas fotos, pode-se notar a semelhança na parte traseira das lanternas com as do T-Cross.
O que mais chama a atenção no Nivus ao vermos as primeiras imagens é o novo design, com destaque para a queda suave da coluna ‘C’, uma característica típica dos cupês que traz um visual esportivo para o carro. Ele virá com faróis e lanternas em LED, além do DRL (daytime running light) totalmente em LED, com uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Uma grande novidade será o infotainment, chamado VW Play, desenvolvido no Brasil com tela de alta definição. Com relação à espaço, será um carro para cinco pessoas com porta-malas com capacidade de até 415 litros, um dos maiores do segmento de SUVs e hatches.
Trará recursos avançados como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) (se tornando o primeiro compacto do mercado a oferecer essa função), AEB (Autonomous Emergency Brake), frenagem autônoma ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, evitando, em alguns casos, qualquer dado ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros. O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.
O motor será o 200 TSI de três cilindros 1.0 com turbo e injeção direta, flexfuel, entregando 128 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque abastecido com etanol. A transmissão será automática de seis velocidades.
Esse conjunto mecânico será o mesmo que equipa o Polo, Virtus e T-Cross.
Veja mais fotos do flagra feito por Flávio Verna:
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