Dia 4 de abril de 2020, quase oito décadas se passaram depois da Segunda Guerra Mundial, quando surgiu a marca Jeep, cujo nome derivou de GP (General Purpose), pois foi um carro criado para enfrentar qualquer obstáculo.
Hoje é o dia do 4×4, comemorado pela marca que ajudou na industrialização do Brasil e conseguiu ao longo de sua evolução aliar robustez à tecnologia, tornando-se um carro atrativo também para as cidades.
Para comemorar seu aniversário, a Jeep preparou uma celebração especial integrada com um filme de aproximadamente quatro minutos sobre sua trajetória e estreita ligação com o off-road e o Brasil e um infográfico com momentos em que comprova porque não é só um SUV.
O filme mostra momentos marcantes da trajetória da marca, como o nascimento da Jeep nos campos de batalha com o Jeep Willys feito em apenas 49 dias; a chegada ao Brasil no meio do século passado; a solidificação da Jeep nos 1990 como uma marca de desejo e o retorno da Jeep para o Brasil em 2015 com a inauguração do Polo Automotivo Jeep (PE).
Já o infográfico mostra sete bons motivos para a Jeep comemorar o Dia 4×4 como se fosse o seu próprio aniversário. Sete, porque é o número de fendas da grade dianteira de todos os modelos Jeep em produção. Entre os principais momentos desta história em que não faltam razões para comemorar, a composição relembra fatos como o início da produção do Jeep CJ-5 no Brasil, em 1957.
Ano passado, a Jeep convidou jornalistas para comemorar essa data com uma experiência 4×4 fantástica na Hípica Paulista em São Paulo, com todas suas versões enfrentando os verdadeiros desafios de um 4×4.
Importante destacar que, no início deste ano (até começar essa fase atípica pela qual todo o país está passando) a Jeep manteve o ritmo de vendas, ultrapassou a marca de 250 mil unidades do Jeep Renegade (a qual temos um vídeo de avaliação em nosso canal, que você pode assistir clicando aqui), lançado há cinco anos, e registrou a liderança do Jeep Compass no segmento de SUVs médios, sendo a marca responsável por 22% do total de SUVs em geral vendidos no País. Já foram comercializadas quase meio milhão de unidades Jeep no Brasil, segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.